Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Back to the USA

Bem, a proposta de postar durante a viagem não deu certo. A principal dificuldade foi que passava o dia inteiro fora e não tinha wifi disponível em casa. E, é claro, eu queria aproveitar o tempo disponível com J.

Não fui no Museu de História Marítima, em Grenwithc, mas consegui ver o Golden Hind, o barco do lendário "pirata" Francis Drake que, assim como Mick Jagger e Sean Connery, também era Sir. Lembro que quando era pequeno eu ficava olhado as fotos desse barco em um livro de história... e também ouvi muito sobre ele no Caribe. Enfim consegui vê-lo ao vivo. fica junto do Fram e do Vasa no meu panteão de barcos históricos... tudo bem que esse não é o original, mas é uma versão que ao menos navega.

Aproveitei a viagem para passar uma horas em Oxford e também para visitar uns amigos que moram em Londres. Foi bom mas faltou encontrar muita gente.

O problema da viagem foi a volta (por uma série de razões). Ninguém  me avisou,  nem saiu nos sites de metereologia, mas rolou uma tempestade na Florida durante o tempo em que estive fora. Na verdade foi um mini-furacão que se formou a pouca distância da costa por causa de um centro de baixa pressão no golfo do México e um centro de alta pressão aqui deste lado. Isso criou uma tempestade que ficou pairando por dias sobre essa região do estado.

Pelo que consegui coletar de informações de diversas fontes o vento não parou de soprar desde o dia em que eu viajei (quinta). Eu lembro de comentar que foi dificil tirar a bagagem do barco por causa da maneira como ele estava balançando. Na sexta o vento piorou e ficou soprando, de maneira constante, a mais de 40 nós até o domingo a noite. Quando pensaram que a tempestade tinha diminuido ocorreram rajadas de até 60 nós na noite de domingo para segunda.

Lembro que em Londres eu tentava ver como estava o barco mas não conseguia ver praticamente nada por causa do barco grande parado atrás do meu, apenas enxergava o mastro balançando freneticamente, de um lado para o outro. Mas como não aparecia nada sobre a tempestade nos sites de furacão, não me preocupei.

Logo ao chegar em na marina uma vizinha disse: "seu barco sofreu muito"; "que bom que você não estava dentro do barco"; e "o barco é bem resistente". Confesso que não fiquei tranquilo em escutar isso, mas fiquei feliz que o barco teve poucos danos.

Só consegui ver a extensão das coisas hoje de manhã, com luz. Fiquei sabendo que houve ondas de até um mentro e meio aqui no rio. O barco balançou tanto que dá para ver nos pilares marcas com mais de 50 centimetros de altura em relação à posição normal do barco - para dar uma ideia da amplitude da oscilação. O resultado foi desgastes em dois pontos em que a fibra ficou roçando com a madeira do pier. Felizmente é um trecho pequeno e bem alto, longe da água. Conserto fácil e rápido.

Soube que um grupo de outros proprietarios de barco se juntou para proteger meu barco. Isso mostrou o acerto na escolha desse lugar. As madeiras que coloquei antes da viagem, pinho, foram praticamente comidas pelo atrito com a madeira do pier. O pessoal daqui arranjou uma prancha mais larga e resistente para substituir as que eu tinha colocado. Eles também adicionaram mais linhas para segurar o barco. Me falaram que um dos cabos de amarração do meu barco rompeu-se com o esforço (e estamos falando de um cabo de nylon de 18 mm). Ao ver minha cara de preocupado o gerente da marina falou para eu relaxar. Me explicou que houve barcos que sofreram bem mais que o meu. Um até afundou aqui na marina, mas já foi resgatado. Vários tiveram peças que quebraram, amarras que romaperam ou se soltaram.  

O resultado foi que passei a noite de chegada tentando recolocar coisas no lugara para poder caminhar no barco. Hoje dei uma arrumada nas coisas, tirei água da chuva que conseguiu entrar e fui dimensionar os danos. O mais enigmático foi o regulador de voltagem dos painéis solares que derreteu... disseram que não houve raios durante a tempestade, então não consigo imaginar a causa do curto circuito. Esse regulador passou anos funcionando...

O barco agora tem uma capota (bimini) para aumentar o conforto nas regiões de sol forte. Progressos! Agora faltam só as janelas nesse departamento.

Hoje vou para o Brasil.. isso é um sinal que o início da viagem se aproxima. Visitar a mama, ir no dentista e fazer um check-up. Quem sabe não nos vemos por aí.


3 comentários:

  1. Opa, eu acompanhei um pouquinho desta tempestade. Entrava de vez em quando pra ver o anjin online (aliás, dá pra ver nada com aquele Benjamin Guimarães na frente) e só via os mastros balançando..... Teve um dia que balançou tanto que parei de ver porque estava dando aflição.... abraços e have a nice trip to Brazil

    ResponderExcluir
  2. Tenso, hein!
    É bom pra você ter uma ideia do que pode acontecer EM ALTO MAR, com você dentro do barco, sem marina alguma, ondas de vários metros, tempestades, raios, regulador derretendo. Imagine-se numa situação dessas e pense: "E aí, como faz??". Nos vemos em SSA!

    ResponderExcluir
  3. Tem coisas que é melhor não ver (principalmente o dono)

    Breu, te garanto que barcos não gostam de superfícies duras, por isso que afundam. E no mar vc pode fugir da tempestade, ancorado a unica solução é enfrentá-las...

    ResponderExcluir