Bem, a proposta de postar durante a viagem não deu certo. A principal dificuldade foi que passava o dia inteiro fora e não tinha wifi disponível em casa. E, é claro, eu queria aproveitar o tempo disponível com J.
Não fui no Museu de História Marítima, em Grenwithc, mas consegui ver o Golden Hind, o barco do lendário "pirata" Francis Drake que, assim como Mick Jagger e Sean Connery, também era Sir. Lembro que quando era pequeno eu ficava olhado as fotos desse barco em um livro de história... e também ouvi muito sobre ele no Caribe. Enfim consegui vê-lo ao vivo. fica junto do Fram e do Vasa no meu panteão de barcos históricos... tudo bem que esse não é o original, mas é uma versão que ao menos navega.
Aproveitei a viagem para passar uma horas em Oxford e também para visitar uns amigos que moram em Londres. Foi bom mas faltou encontrar muita gente.
O problema da viagem foi a volta (por uma série de razões). Ninguém me avisou, nem saiu nos sites de metereologia, mas rolou uma tempestade na Florida durante o tempo em que estive fora. Na verdade foi um mini-furacão que se formou a pouca distância da costa por causa de um centro de baixa pressão no golfo do México e um centro de alta pressão aqui deste lado. Isso criou uma tempestade que ficou pairando por dias sobre essa região do estado.
Pelo que consegui coletar de informações de diversas fontes o vento não parou de soprar desde o dia em que eu viajei (quinta). Eu lembro de comentar que foi dificil tirar a bagagem do barco por causa da maneira como ele estava balançando. Na sexta o vento piorou e ficou soprando, de maneira constante, a mais de 40 nós até o domingo a noite. Quando pensaram que a tempestade tinha diminuido ocorreram rajadas de até 60 nós na noite de domingo para segunda.
Lembro que em Londres eu tentava ver como estava o barco mas não conseguia ver praticamente nada por causa do barco grande parado atrás do meu, apenas enxergava o mastro balançando freneticamente, de um lado para o outro. Mas como não aparecia nada sobre a tempestade nos sites de furacão, não me preocupei.
Logo ao chegar em na marina uma vizinha disse: "seu barco sofreu muito"; "que bom que você não estava dentro do barco"; e "o barco é bem resistente". Confesso que não fiquei tranquilo em escutar isso, mas fiquei feliz que o barco teve poucos danos.
Só consegui ver a extensão das coisas hoje de manhã, com luz. Fiquei sabendo que houve ondas de até um mentro e meio aqui no rio. O barco balançou tanto que dá para ver nos pilares marcas com mais de 50 centimetros de altura em relação à posição normal do barco - para dar uma ideia da amplitude da oscilação. O resultado foi desgastes em dois pontos em que a fibra ficou roçando com a madeira do pier. Felizmente é um trecho pequeno e bem alto, longe da água. Conserto fácil e rápido.
Soube que um grupo de outros proprietarios de barco se juntou para proteger meu barco. Isso mostrou o acerto na escolha desse lugar. As madeiras que coloquei antes da viagem, pinho, foram praticamente comidas pelo atrito com a madeira do pier. O pessoal daqui arranjou uma prancha mais larga e resistente para substituir as que eu tinha colocado. Eles também adicionaram mais linhas para segurar o barco. Me falaram que um dos cabos de amarração do meu barco rompeu-se com o esforço (e estamos falando de um cabo de nylon de 18 mm). Ao ver minha cara de preocupado o gerente da marina falou para eu relaxar. Me explicou que houve barcos que sofreram bem mais que o meu. Um até afundou aqui na marina, mas já foi resgatado. Vários tiveram peças que quebraram, amarras que romaperam ou se soltaram.
O resultado foi que passei a noite de chegada tentando recolocar coisas no lugara para poder caminhar no barco. Hoje dei uma arrumada nas coisas, tirei água da chuva que conseguiu entrar e fui dimensionar os danos. O mais enigmático foi o regulador de voltagem dos painéis solares que derreteu... disseram que não houve raios durante a tempestade, então não consigo imaginar a causa do curto circuito. Esse regulador passou anos funcionando...
O barco agora tem uma capota (bimini) para aumentar o conforto nas regiões de sol forte. Progressos! Agora faltam só as janelas nesse departamento.
Hoje vou para o Brasil.. isso é um sinal que o início da viagem se aproxima. Visitar a mama, ir no dentista e fazer um check-up. Quem sabe não nos vemos por aí.
Opa, eu acompanhei um pouquinho desta tempestade. Entrava de vez em quando pra ver o anjin online (aliás, dá pra ver nada com aquele Benjamin Guimarães na frente) e só via os mastros balançando..... Teve um dia que balançou tanto que parei de ver porque estava dando aflição.... abraços e have a nice trip to Brazil
ResponderExcluirTenso, hein!
ResponderExcluirÉ bom pra você ter uma ideia do que pode acontecer EM ALTO MAR, com você dentro do barco, sem marina alguma, ondas de vários metros, tempestades, raios, regulador derretendo. Imagine-se numa situação dessas e pense: "E aí, como faz??". Nos vemos em SSA!
Tem coisas que é melhor não ver (principalmente o dono)
ResponderExcluirBreu, te garanto que barcos não gostam de superfícies duras, por isso que afundam. E no mar vc pode fugir da tempestade, ancorado a unica solução é enfrentá-las...