Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de março de 2012

As analogias

Me flagrei outro dia pensando em quantas analogias venho utilizando para descrever o momento em que estamos: vendo a luz no fim do túnel, enxergando o fim da reta, avistando o cume e por aí vai. A luz, o fim e o cume estão por aí, mas é difícil precisar quando chegaremos lá... a luz viaja muito e rápido, retas causam ilusões e, convenhamos, nosso olho tem dificuldade em analisar distâncias na vertical.  Desisti de trabalhar com datas super definidas para a partida. Quando for acontecer, vai acontecer. E nós estaremos preparados.

Essa questão de data me faz lembrar uma conversa que tive com J. O que será esse momento?! Eu insisto (ou insistia) que esse será (seria) o começo da aventura, o início do meu sabático. Acho que porque eu sempre quis tanto realizar esse projeto fico criando essas  versões para a realidade. Mas pensando bem, por mais que negue e ache que ela vai começar quando eu soltar as amarras aqui da marina, a aventura começou faz tempo. Ela teve início mesmo quando deflagrei o processo de desapego de Brasília, deixando carro, apartamento e todos esses "confortos" da vida moderna para trás. O safári, a compra do barco foram momentos importantes também, mas esse ano de reforma, que eu insisto em nivelar por baixo também foi um tubo de ensaio. Foi o mais importante ano "inútil" da minha vida.

É comum nos queixar-mos e culpar alguém. É culpa do chefe que passa muito trabalho, do marido que ronca, do vizinho que faz muita festa, do dinheiro que nunca dá. Sim, eles podem até ter uma parcela de responsabilidade, mas no final, o destino está em nossas mãos. Se você está seguindo um caminho em que o vizinho, o marido ou o chefe estão atrapalhando é porque você chegou nesse ponto. Existe saída, mas ela pode não ser fácil ou acessível. Me vejo reclamando do barco, do tempo da reforma, do gasto excessivo de dinheiro e de diversas outras coisas. Foi minha escolha... como diz a filosofia marveliana "with great powers come great resposibilities".

A reforma serviu para revelar o bom e o mau dentro de mim. Não é um processo fácil. Posso garantir que o sabático não vem sendo um mar de rosas, tem alguns momentos muito duros. A gente saí por completo do esquema em que nós estamos inseridos e somos doutrinados: trabalhe, seja um bom pai/marido, leve uma vida com rotinas bem marcadas. Ainda estou tentando entender tudo o que passei e venho passando, é muito material para ser analisado.

Consigo ver que mudei. Em alguns pontos me adaptei, outros acho que evolui e em alguns eu simplesmente me cansei. Nadar contra a maré só é possível por um curto espaço de tempo e nunca dá para ir muito longe desse jeito. Tenho que trabalhar alguns pontos. Como falei em um post anterior, andar mais leve. Ter menos coisa na cabeça, abandonar os pensamentos ruins e aprender a levar as coisas de uma maneira menos rígida. Tudo isso é muito fácil dizer, fazer é que é difícil. Mas se estou falando nisso, acho que já é um pedaço do caminho andado.

Agora o principal desafio é tentar mudar comportamentos que temos entranhado dentro da gente. Educação e experiências vão moldando nosso caráter e forjando nossa maneira de se comportar. Tenho que aprender a desarmar o engenheiro que tenho dentro de mim que está sempre desconfiado e buscando respostas precisas e racionais. OK, talvez eu não abandone a parte das respostas racionais, mas o fato é que eu tenho que aprender a desfrutar do caminho. Sempre me concentrei em chegar nos lugares. Quero começar a ver as coisas por onde estou passando. E já que estamos chegando no fim do túnel, reta, da subida, é um bom bom momento para começar a colocar isso em prática.

3 comentários:

  1. este talvez seja o post que mais representará Se jogue.afinal a Grande viagem também e pro centro de nos mesmos,viva os seus mares nunca dantes navegados que estão conhecendo quem e o comandante essa zorra! beijo lovetu

    ResponderExcluir
  2. Totalmente inspirador! Fico muito feliz de vê-lo assim, com essa maior consciência do redor. Espero ter essa iluminação também quando passar pela MINHAS mudanças (you know!).

    ResponderExcluir