Mas o mundo é mesmo pequeno. Na sexta feira descobri que o trimarã que estava atracado em nossa frente vai ficar alguns dias por aqui pois o cara da vela também está mexendo nele. A história é a seguinte: a dona é uma velejadora e amiga do cara da veleria. Ela comprou o barco no Caribe, trouxe-o para cá. Na sexta foi trocado o enrolador de genoa e instalado também um enrolador de jibe - mesmo esquema do anjin. E nessa semana ela vai levar o barco para o mesmo estaleiro que o anjin ficou para acertar e pintar o fundo. O plano dela é fazer uma viagem de 5 anos ao redor do mundo.
Conheci a dona do barco rapidamente na sexta enquanto ajudava o cara da veleria a içar o enrolador de genoa novo. Mas ela não conversou muito. O imediato depois encontrou com ela e já trocou algumas ideias com ela. Aparentemente ela ainda está no estágio de conhecimento do barco.
Bem, de resto que aconteceu por aqui nos últimos dias foi que eu apanhei muito do rádio. Consegui instalar tudo mas o subwoofer continuou sem funcionar. Liguei para o fabricante e fiquei sabendo que para usar o subwoofer todos os cabos tem que ser RCA. Não sei se acrdito muito nisso mas nesse fim de semana comprei os tais cabos e devo fazer a instalação nessa semana. Também comprei peças para terminar a instalação dos tanques.
Na parte hidráulica nós conseguimos superar a fase dos vazamentos e agora estamos tentando garantir o fluxo de água. A água dos tanques flexíveis não está migrando para o tanque central. Então instalamos um suspiro. Isso não resolveu o problema. Instalamos também uma válvula one-way, para evitar que a água da bomba volte ao tanque e ela não tenha que se escorvar a cada uso. Como nada disso resolveu o problema do fluxo fomos olhar os tanques e descobrimos que as mangueiras embaixo deles estavam torcidas, o que impedia o fluxo normal de água. Fomos esvaziando os tanques até conseguir ajeitar as mangueiras e a água passou a fluir normal.
Para evitar que as mangueiras se torçam instalamos uma antepara junto ao tanque central para evitar que ele se desloque. Com o tanque frontal nós vamos instalar um cotovelo na mangueira para deixar o angulo mais controlado e amarrar a parte inferior do tanque para evitar que ele se desloque para tás. Por fim, vamos aumentar a ranhura onde a mangueira está instalada. Com isso esperarmos resolver esse capítulo.
O cara da veleria continua nos devendo. Na sexta feira ele veio no barco pra fazer a emenda do cabo de âncora com a corrente mas não acertou fazer o serviço. Tentou três vezes e me disse que ia praticar na loja e voltava na segunda. Na segunda, amanhã, ele vem olhar a emenda e ver como resolver o problema da costura do suporte do lazy jack que soltou.
Na sexta feira eu instalei os quatro suportes para as fitas da linha de vida.
Hoje uma das luminárias fluorescentes que instalei há duas semanas deixou de funcionar. Tirei a lâmpada e coloquei em outra luminária e a lâmpada acendeu. Percebi que a lâmpada chegou a dar uma piscada e depois parou. Estou imaginando se foi um reator ou algo do tipo que lampadas fluorescentes costumavam ter. E imagino que terei que ligar para a loja que me vendou para perguntar como é a garantia.
A moral a bordo está boa. Estamos planejando os próximos dias e os trabalhos que restam. Espero que sejam poucos e sem grandes surpresas (reparem que eu já assumi que surpresas são parte integrante do programa)... E la nave va.
Nenhum comentário:
Postar um comentário