Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de março de 2012

Dias de vento

Estava pensando que quando a gente está buscando uma coisa, muitas vezes não conseguimos encontrar. Ou quando tentamos lembrar algo, a coisa não vem a mente. Esses dias tenho visto barcos subindo o rio tão rápido com um pedacinho de vela que até parece que eles estão com o motor ligado. Então lembrei que em Brasília quando queria velejar não tinha vento. E quando não podia sair com o barco o vento estava maravilhoso.

Pois bem, nesses últimos dias tem ventado forte. Vento vem do leste e empurra o anjin contra o pier. Mais de uma vez tive que sair para ajustas as defensas e tentar proteger o costado. O vento tem soprando tão forte que as baterias tem ficado bem carregadas por quase todo o dia. Tinha um dia que o gerador parou porque as baterias já estavam cheias. Contudo sei que calmarias são parte da viagem... só espero que no futuro elas não apareçam nas piores horas.

Para vocês terem uma ideia de como o vento está forte por aqui, parte das algas que estavam crescendo caíram. Ah, isso é outra particularidade sobre cracas e afins. Cada canto tem sua fauna. Aqui como é um rio acho que junta coisas do rio com o mar. Aqui crescem cracas mas também tem umas algas estranhas que parecem tufos de flores.

As boas notícias no setor do diário de obras é que finalmente o banheiro foi terminado ontem à noite. Ainda não testamos o vaso, mas a pia está funcionando e sem vazamentos. Por falar em pia, substituímos a torneira da pia da cozinha, recolocamos as mangueiras e os vazamentos pararam. A operação só não foi um sucesso total porque nos esquecemos de colocar um suspiro no tanque. Acredito que isso está dificultando o enchimento total do tanque inferior e ainda está criando um vácuo que impede o bom funcionamento da bomba de pressurização da água doce.

Ah,  som também já está funcionando. O aparelho até que me surpreendeu com as funções. Só não estou feliz porque não consigo fazer o subwoofer funcionar. Primeiro achei que fossem as conexões do plug RCA. Tentei soldar uma primeira vez e não ficou bom. Então comprei terminais com parafusos, mas eles eram uma porcaria e resolvi insistir na solda. Tinha uns 8 anos que não soldava nada. Pois bem, soldei os terminais RCA e o subwoofer continua sem funcionar. A solda não ficou bonita mas funcionou. Tenho que descobrir agora se o problema é no subwoofer ou na saída do som.

Hoje chegaram as bandeiras que vamos utilizar ao longo da viagem... empolgante. Confesso que me senti um tabaréu... olhava as bandeiras e não fazia ideia de que paises eram. Para minha surpresa o imediato também não sabia. Outra surpresa foi o número de ex-colonias britânicas que ainda tem o Union Jack em suas bandeiras.

Provavelmente manhã vamos dar mais uma geral no barco e ver o que dá para jogar fora e ser arrumado. Quando tiver mais espaço eu volto para a cabine de proa. Acabei de descobrir que é muito desconfortável ficar aqui na cabine de popa com o inversor ligado. Enquanto o barco estava conectado na tomada lá fora não tinha problema porque o inversor canalizava a energia externa direto para as tomadas. Agora ele está convertendo 12 volts em 110 e o resultado é  um zumbido desconfortável. As instruções do inversor alertam para não instalar perto das cabines. No caso do anjin o inversor está na minha cabeceira...então já viram.

A lista de coisas para comprar e fazer está ficando menor... isso é um alento. Mas como isso aqui é um barco, sei que ela nunca tem fim. Quando você termina a lista, as coisas que deram problema no começo voltam a incomodar ;)


2 comentários:

  1. Eu acho que este vento forte está é CHAMANDO você hehe.
    Duas coisas que me chamaram atenção neste post:
    1) Não entendi o lance das bandeiras. É pra se "mimetizar" com os locais, hasteando a bandeira de acordo com o país mais próximo? Que estranho pra mim, isso. Pra mim parece uma fraude, mas do jeito que você falou deve ser comum. Dá pra explicar?
    2) Um inversor na cabeceira da cama???? Pô, você é quase engenheiro! Eu não me preocuparia com o zumbido, mas com o EMF perto da cabeça por várias horas diárias! Tá querendo cozinhar os miolos, my friend??

    ResponderExcluir
  2. eu quando era pequeno queria uma bandeira de pirata no meu quarto

    ResponderExcluir