Total de visualizações de página

sábado, 3 de março de 2012

Ventos de março

A previsão dessa semana é de ventos fortes com chuvas ocasionais. Dependendo de que direção o vento vem fica muito difícil trabalhar a bordo. Espero que Éolo coopere. Uma das coisas mais complicadas é ficar mirando um ponto na parede com a furadeira esperando o barco parar de balançar para conseguir fazer o furo no lugar certo.

De quarta para cá viemos tratando do encanamento com relativos graus de sucesso. O cara da fibra trouxe uma serra para instalar-mos a tampa para esvaziar o tanque de águas negras. Só que ele trouxe a broca no tamanho errado e só hoje de manhã ele trouxe a broca certa. Não perdemos tempo e fiz o furo e instalei a tampa. Aproveitei e fiz também o furo do suspiro desse tanque. E já que estava no bico de proa passei um bom tempo desembaraçando a corrente do cabo de nylon e separando as pontas para que o cara da veleria venha fazer as conexões. Uma vez com o cabo e corrente fora do lugar consegui dar  uma limpada no fundo do compartimento da âncora. Isso vai evitar sobrecarregar a bomba do banheiro que também drena a água do compartimento da âncora.

Na quinta feira nós investigamos os problemas do vazamento de água doce na pia. Depois de muita pesquisa, tentativas e erros percebemos que o problema não era nas conexões, mas na estrutura da torneira, que apresentava rachaduras por onde vazava a água. Por isso ontem sai para comprar uma torneira nova, bem modernosa. Mas na hora de instalar descobri que por baixo a torneira também era de plástico. Então hoje resolvi ir trocar por outra mais tradicional e, aparentemente, resistente. O imediato também fez uma inspeção dos tanques flexíveis e eles estão com boa aparência e secos.

Ontem testamos o sistema de água salgada. A bomba e a tubulação estão funcionando bem. O único porém é o esgoto da pia do banheiro que apresenta um ligeiro vazamento, que é o novo desafio do imediato. Descobri que ele é, como se diz na Bahia, um "armengueiro". O cara que tem a criatividade para encontrar soluções pouco convencionais.  Nem todas as soluções funcionam ou são as mais bonitas, mas muitas delas funcionam. Hoje ele estava me explicando as soluções que ele imaginou para evitar que a mesa levante quando alguém se debruce nela.

Outra coisa em que trabalhei na quinta e na sexta foi na instalação do som. Já fiz o planejamento e a instalação dos alto falantes externos, agora estou passando os fios. Um problema que descobri foi que quando o Pinky e o Cérebro instalaram uns fios das tomadas, eles deixaram a maior parte dos fios soltos. Estou agora tendo que mergulhar na parte de baixo dos assentos do cockpit para fixar os fios e passar os fixadores para os cabos do som. O som parece com  um som de carro mas teoricamente é mais resistente ao ambiente marinho. Tem controle remoto, lê CD e tem uma entrada USB e outra aux. Dentro do barco teremos dois alto-falantes e no cockpit outro par de alto-falantes e um mini-subwoofer.

Outro departamento que registrou progressos por aqui foi a geladeira: no domingo passado mudei a posição de uns fios que passavam por trás dela para liberar mais espaço, o que permitiu que a tampa basculasse com mais facilidade. Hoje instalei uma borracha de vedação que deixa a tampa ligeiramente mais alta, o que facilita sua movimentação.

Tem tempo que não falo do cardápio, mas é por pura falta de lembrança. Como escrevi, na quarta o imediato fez nhóqui com dois molhos! Na quinta eu preparei mariscos cozidos com vegetais no molho shoyu. Na sexta o menu imediatico foi espaguete com almondegas. E hoje eu preparei proteína de soja refogada no alho com lentilhas. E brincadndo, brincando, a semana voou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário