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segunda-feira, 25 de junho de 2012

As soluções econômicas

Há umas semanas critiquei via Facebook os empresários do Rio que estava esfolando os participantes da Rio + 20 cobrando diárias de hotel ultrajantes. Detesto essa abordagem de "vamos cobrar caro do turista porque ele é rico e pode pagar". Isso é muito comum na América Latina onde percebe-se em vários lugares um preço MUITO diferenciado para o nacional e para o turista. Parte-se do princípio que os nacionais são todos muito pobres e o turista é sempre rico por isso está justificado meter a faca nele. É o predomínio da visão de curto prazo. Ninguém lembra do detalhe que se for caro o turista não volta e ainda fala para outros que foi caro.

Os eventos recentes no Panamá deixam isso claro. Hoje paguei US$105,00 por um carimbo no passaporte. Eles chamam de visto, mas foi só um carimbo. Breu argumentou que o Brasil cobra visto dos americanos. Bem, o país faz isso por reciprocidade. E os EUA cobram, de fato, por vistos. Pelo menos o visto para os EUA permite múltiplas entradas e tem validade de dez anos. O carimbo panamenho no meu passaporte já é uma entrada, exige uma taxa de saída, tem validade de um ano e só pode ser usado uma vez. E para complicar, ele pode ser taxado ou não. Dependendo de onde você dê entrada no país não existe essa cobrança para o mesmo carimbo. Outro exemplo foi a autorização de cruzeiro. US$198,00 para o barco estrangeiro e US$13,00 para o barco nacional. Aos cruzeiristas eu recomendo, se possível, evitar o Panamá. E se não der para evitar, que não entrem por Colón. Quem vier de avião não precisa se preocupar.

Acho que estou mal humorado com isso. E eu ficava olhando a burocracia latina..., não que no Brasil seja diferente. Mas é que aqui rolou um deja vu com minha infância: móveis velhos para os usuários, cadeiras menos velhas para os funcionários. Pastas por todos os lados empilhadas em cima de mesas velhas. Um ar condicionado decrépito tentando vencer o calor caribenho. Tudo com nome do funcionário e número de patrimônio escrito com "liquid paper". Em nenhum lugar era possível ver uma tabela de preços. E carimbos, muitos carimbos. Acho que os 105,00 devem ser para comprar carimbos e pastas. Além dos documentos que entreguei para a imigração aqui no posto avançado na marina, precisei entregar cópia de tudo novamente no serviço de imigração. Tive que colocar minha impressão digital em um questionário que pedia minha altura, cor dos olhos, cabelo e pele. Já estava esperando perguntas sobre orientação sexual e doenças.

Mas pensando bem, o serviço de imigração até que é avançado. Cada funcionária tinha um computador (só vi  um home lá e não estava uniformizado), as paredes não tinham furos. O prédio da autoridade marítima tinha muito entulho, grandes goteiras, forro do teto caindo, piso muito velho e pouquíssimos móveis, todos com cara de anos 60. Havia um outrora belo elevador com porta pantográfica acumulando poeira. Escada para todos. Que se dane a acessibilidade. Todo turista tem que ser rico, conseguir subir escadas e advinhar o número das salas. No departamento que fui o funcionário datilografava cada autorização de cruzeiro. Cada vez mais acredito que a burocracia panamenha é predominantemente feminina. Havia tempo que eu não via uma máquina de escrever. Pelo menos era elétrica. As outras duas funcionárias repartiam um mesmo computador (com impressora). Na parede um quadro de giz com o nome de embarcações com a partida proibida. E muitas notas escritas a lápis nas paredes. Nesse prédio as salas eram enormes com os poucos móveis lutando para ocupar o espaço. As indefectíveis pastas ocupavam os vazios perto das paredes. Mas os funcionários são gentis, exceto a funcionária da imigração (que conseguiu me surpreender ao sorrir e oferecer uma cópia do recibo dos US$105,00).

Enquanto a cidade do Panamá tem partes modernas e avançadas, Colón tem a cara das salas das repartições públicas. Tudo é acanhado, em várias partes o esgoto corre a céu aberto até chegar em uma boca de lobo (e imagino que dali vá para o mar). Alguns garis tentam dar conta do lixo, mas todo bueiro que vi estava repleto de copos plásticos e embalagens diversas. Imagino o que deve acontecer quando chove forte. Para onde deve ir o exército de ratos e baratas bem nutridos que vivem ali?! Nunca fui a Cuba, mas os prédios do centro entre a Calle 13 e 11 eram o que imagino da terra dos charutos. Paredes desbotadas e arquitetura antiga. A população aqui, aparentemente, tem muito mais negros do que na Cidade do Panamá. Hoje, ao contrário da semana passada, tinha um policial em cada esquina. Alguns deles montados em Mountain Bikes Giant novinhas, bem diferentes das bicicletas genéricas que vejo os policiais usando no Brasil. E há placas dizendo: cuide bem do turista, dele depende o futuro de nossa cidade. Aí eu lembrava dos avisos para ter cuidado com ladrões.O que ninguém fala é que também há pessoas dentro das repartições públicas atrás da carteira dos turistas.

Acho que basta desse tópico. Já desabafei. Depois do visto peguei um táxi para voltar ao centro comercial de onde saí a van. Aproveitei e fui em  uma loja de material naútico e comprei a bomba nova de porão, uma nova luz de popa e vi umas outras peças que tenho que medir. Ao voltar para a marina o Paul, o faz tudo daqui que contratei para resolver os problemas, terminou as coisas. Ontem ele trouxe as peças soldadas do leme de vento e colocou tudo no lugar. Depois ele consertou a peça do guincho da âncora que solta o cabo de nylon da polia. Hoje ele apertou os parafusos que suportam a base da roda de leme. A peça fica a quase um metro de profundidade dentro de um pedestal. Na Flórida, o cara que re-instalou o suporte depois de colocar o piloto automático usou várias extensões para conseguir chegar lá, mas o aperto não ficou legal, como ficou claro. O cara daqui soldou uns soquetes em  uma barra de inox para conseguir alcançar a cabeça dos parafusos e conseguiu dar um bom aperto. Gostei das soluções dele. Amanhã vou descobrir em quanto vai ficar esses consertos. Mas o cara foi muito profissional e fez um bom serviço. Vi ele perder a paciência algumas vezes (como na hora em que a chave de boca caiu no mar), mas isso faz parte, principalmente embaixo do sol forte.

Agora os trabalhos pendentes estão do meu lado. Remontar o leme de vento, dar uma limpeza geral nas vigias para ver se os vazamentos somem, reinstalar o piloto automático, instalar a bomba de porão e lâmpada de popa. E ainda tenho que dar uma enxaguada nos colchões que estão com vestígios de sal, bolar uma solução para a alimentação dos tanques de água e marcar a travessia do canal.

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