Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A vida nos trópicos


A semana passou voando, mas com muitos avanços.

O principal é que estou com data para atravessar o canal. No sábado à tarde eu devo dar adeus ao Atlântico, que me acompanha desde minha infância, para dormir em um lago (dejá-vu do Paranoá, imagino). Domingo de manhã será a travessia do lago Gatum e na hora do almoço deverei colocar a quilha no Pacífico. E aí começa um novo capítulo da aventura.

Ontem tive que ir novamente ao centro para comprar umas mangueiras, silicone para vedar os fios no pé do mastro e um terminal para o alternador que tinha soltado na viagem. Só que sem eu planejar, aparece o despachante no barco às 0645 para eu pagar o valor da travessia. E enquanto eu estava no centro aparece o mecânico! Mas deixa eu explicar.

O despachante apareceu aqui porque um americano que estava fazendo a travessia na segunda teve problemas com o motor do barco, superaquecimento. Como o barco não podia se mover ele teve que chamar um reboque do canal. Como precisou chamar o reboque teve que pagar hora extra para o piloto que ia no barco. E como o piloto atrasou teve que pagar um outro transporte para pegá-lo. O coitado morreu em 800 dólares nisso. No dia seguinte ele consertou o problema. Entretanto, logo depois o barco superaqueceu novamente. Repetiu-se todo o procedimento do dia anterior, mais o adicional por ficar parado no meio do lago. Além disso, dessa vez ele chamou mecânicos. E ele teve que pagar para troca dos linehandlers que estavam no barco, por isso que o despachante estava por essas bandas. Muito azar do americano.

Sim, mas o mecânico que eu contratei já estava no barco quando voltei do centro. Ele consertou o vazamento de óleo (ou pele menos tentou). Eu tinha descoberto que era no suporte da base do filtro por onde vazava o óleo. Ele olhado achou que era pela base da bomba injetora, e dali o óleo escorria para a base do filtro. De acordo com ele, ambos não tem juntas, por isso tudo que ele podia fazer era apertar os parafuso. Ele também trouxe de volta meu alternador velho e me mostro um vídeo que ele gravou com os testes que ele fez. Gostei disso. Sobre o regulador que não está funcionando direito ele explicou que a marca não vende no Panamá e nem tem assistência técnica aqui. Recomendou mandar de volta para o fabricante (segunda pessoa que recomenda isso). Ele percebeu que o conta-giros estava conectado errado e corrigiu o problema.

Ontem comecei a montar o Aleixo de volta, mas a chuva não ajudou. Então me concentrei na questão dos tanques. Fui forçado a remover o filtro que existia na linha de entrada porque ele estava dificultando o ar sair dos tanques. Coloquei uma mangueira de maior diâmetro e deixei ela de  uma forma que a água não empoça e segue direto para os tanques permitindo o ar sair. Onde havia um "T" na tubulação eu coloquei um Y com chave, assim é possível controlar para qual tanque a água está indo.

Apesar da chuva que caiu quase o dia inteiro, dei uma enxaguada nos colchões para tirar o sal acumulado durante as molhações e tentar eliminar a água salgada que havia se alojado na espuma e mantinha os colchões úmidos. Em breve deverei receber visitas e as instalações precisam estar a altura da importância dos meus convivas.

No final do dia limpei o porão embaixo do motor, removi a mangueira da bomba de porão e deixei a bomba pronta para ser substituida amanhã. Não sei se comentei, mas durante a travessia a bomba deu problema. Acho que ela queimou porque ao recolocarem o motor no lugar, a mangueira ficou roçando o eixo e furou. Assim, a água bombeada voltava ao porão e a bomba não parava nunca, até queimar.

A marina esvaziou ainda mais. Mas hoje à noite tinha alguém escutando música eletrônica alta em algum barco aqui no pier, duvido que seja algum tiozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário