Bem, quer os panamenhos gostem disso ou não, a razão de ser desse país parece ser o Canal. Quase tudo por aqui orbita ao redor dele, inclusive o nascimento/independência do país. Indiretamente tudo está ligado a ele. Os bancos offshore, a zona livre, os portos, os navios, os centros comerciais, o aeroporto movimentado. Tudo bem que existem pontos mais afastados como as praias de Bocas del toro ao norte ou as ilhas de San Blás ao sul que tangencia à gravidade do canal. Mas no centro, como falava, o canal impera.
Hoje conversei com dois despachantes sobre a travessia. Os preços são bem próximos. Meu plano original era tentar fazer o processo diretamente, sem ter que gastar mais grana com isso. Mas a obra no barco vai devagar. O mecânico fica todo dia naquela história, que já conheço, de que amanhã estará no barco e nada. Pelo menos o cara da marina já cortou as coisas que eu pedi no suporte do piloto automático.
Os despachantes falaram que o tempo para a travessia hoje está em cinco dias a partir do momento em que o barco é medido. A travessia de norte a sul (Atlântico - Pacífico) é feita em dois dias, e o sentido oposto em um dia. Pernoita-se no lago Gatun e segue-se no dia seguinte. Tem um monte de taxas aplicáveis para a travessia. E além disso, vou ter que alugar defensas (na verdade pneus, porque quando o barco tem que ir contra uma parede do canal a coisa fica, literalmente, feita) e contratar 4 pessoas para me ajudar com os cabos (que também terei que alugar).
Geralmente marca-se uma data e com 48 horas de antecedência é preciso ficar de prontidão porque a coisa pode ser antecipada ou atrasada (o que geralmente ocorre). Na travessia acompanha um piloto do Canal que vai no barco. Ele não conduz, mas dá as instruções sobre rumo a seguir, velocidade a ser mantida, aproximação e posicionamento na eclusa, ordem dos cabos. No final do dia o barco ancora no lago, o piloto vai embora e no dia seguinte é substituído por outro. Fica sob responsabilidade do dono do barco alimentar e manter hidratada essa galera.
Nos próximos dias anjin deverá ser medido, mas só vou marcar a data para travessia quando o barco estiver pronto. Paguei mais uma semana de marina.
Por falar em barco pronto, ontem eu desmontei o piloto automático para que o cara lixasse umas partes e conseguir que a corrente fica esticada de maneira correta sem roçar no suporte. Também dei uma enxaguada no motor para tirar o sal que acumulou por causa dos vazamentos; preparei uma lista das coisas que tem que ser feitas no barco; e sequei o porão. Aproveitei que estava com as ferramentas em mãos para desmontar a lanterna de popa avariada pela queda do Aleixo.
Sobre o conserto do Aleixo, um serralheiro vai montar uma base para poder re-fixar o leme de vento no lugar.
O regulador do alternador é que segue um problema: após vários telefonemas e e-mails para a loja que me vendeu nos EUA, a informação que tive é que eles não conseguem dar um parecer à distância. Logo preciso enviar o regulador para o fabricante para que ele seja testado. Estou tentando decidir o que fazer. A dificuldade é que esse é um regulador que casa com o alternador...
E por falar em decidir o que fazer, a bomba de pressurização de água doce começou a trabalhar do nada, algo que não acontecia antes. Isso indica que deve estar havendo perda de pressão (ou de água) por algum lugar. Não consegui encontrar a causa ainda, apesar de ter seguido a mangueira e olhado todas as conexões. Talvez seja algum vazamento bem pequeno ou então um problema na bomba. É por essas e outras que o tempo para resolver problemas relacionados à travessia fica escasso. Deixando a bomba desligada o problema, aparentemente, desaparece.
De tarde comecei a dar uma arrumada no anjin para a visita dos medidores. Joguei água na pia da cozinha, lavei o banheiro, principalmente as paredes para tirar os resquícios de sal. Vou ter que fazer isso com praticamente todo o interior do barco. E também percebi que umas formigas das docas estão começando a explorar o anjin. Coloquei inseticida nos cabos para evitar a entrada de indesejáveis. E sigo aqui de noite, ainda fazendo upload dos vídeos, com a velocidade sofrível que me rende longas esperas...
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