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quarta-feira, 8 de junho de 2011

lerê lerê

Estou me sentindo um peão! E não é peão de xadrez não, é daqueles que ficam de sol a sol trabalhando. Estou com a marca do relógio no braço, calos e mãos doídas. E o pior é que por mais que eu trabalhe, mais trabalho aparece.

Depois do feito de conseguir desatar o nó da quilha eu passei uns dois dias com um pé de quebra e um martelo batendo na dita cuja para soltar cracas e umas pedras que se alojaram entre a quilha e a caixa da quilha. Acho que isso impede a quilha de deslizar. Na sexta feira eu arranjei uma barra de inox comprida para colocar no espaço entre a quilha e a caixa e, com a ajuda de um martelo, tirar as coisas que estavam alojadas por ali. O problema é que a barra enganchou e não consigo removê-la. Como se já não tivesse problemas suficientes com a quilha. Toda vez que passo por ela faço força para tentar removê-la... ela está parecendo a Excalibur. E aparentemente eu não sou o Rei Artur pq por mais força que eu faça ela não se mexe.

Durante o tempo em que o sol estava mais fraco (começo e final do dia) limpei o mastro para ver o que precisar ser pintado, lixado ou polido. Usei uma borracha para tirar algumas das manchas de ferrugem sem estragar a tinta. Imagina um mastro de 15 metros e vc com uma borrachinha tentando apagar manhas.... é cada uma que a gente passa.

No domingo bati  um recorde: 4 pessoas trabalhando no barco simultaneamente. Dois caras lixaram todo o casco central enqunto outro tentava sacar o eixo. Equanto isso eu estava aplicando um primer no casco. Bem, melhor explicar por partes. O eixo do barco precisa ser removido para verificar o alinhamento. A dificuldade é que o barco tem um tipo de junta ligando o eixo ao motor, pois motor fica na horizontal e o eixo é inclinado. A solução mais comum (e barata) e inclinar o motor com o mesmo angulo do eixo, mas isso rouba espaço no "calabouço" e dificulta o acesso para manutenção. Só que essa junta é diferente e dois mecânicos que vieram aqui confessaram nunca ter visto nada do tipo. Haja paciência.

O pai do dono do estaleiro veio até conversar comigo e disse que sairia mais barato eu cortar o eixo fora do que ficar brigando para removê-lo. Já comecei a considerar essa possibilidade.

Sobre o primer, ele é uma base para a pintura. Estou aplicando um primer com base epoxi (similar ao durepoxy só que liquido) que vai deixar o fundo do barco mais resistente à agua (tapando aqueles buracos que eu fiz com a lixadeira). O detalhe é que o epoxy vai endurecendo aos poucos e vc não pode parar de mexer senão ele endurece. Comecei as 1100 da manhã e terminei as 1700, sem parar. Nem para o banheiro eu fui. Só dava uma parada para beber água.

Segunda foi um dia que eu não gostei. O eletricista e o assistente dele vieram instalar o inversor. Eu chamo esses dois de Pinky e Cérebro... até fisicamente eles são parecidos. Pois bem, o Cérebro teve que sair eu passei grande parte do tempo com o Pinky - que não parou de xingar nem um minuto (não estava me xigando, mas sim o barco e a instalação elétrica). O que deveria ser um serviço de uma hora durou um dia... vários problemas, almoços longos, falta de peça, fio errado. No final estava um clima horrível, eles com pressa e fazendo coisas erradas implicou em refazer certas conexões algumas vezes. Foi uma energia tão ruim desses dois que abalou minha moral. Mas pelo menos tenho luz... quer dizer, mais ou menos, pq descobri que tem fios das lâmpadas até o fundo do painel e da bateria até o painel. Mas entre o fundo do painel e os interruptores do painel falta conectar (e descobrir o que é) cada fio. Mas já dá para chamar o cara da geladeira :)

Ontem eu tive mais surpresas: parte dos eletrônicos que eu esperava para colocar no mastro só chegará no final de junho. Então desisti de usar os produtos da Simrad... vou devolver o que comprei e colocar da Raymarine. Não gosto da Raymarine, mas é o mais comum, principalmente no Brasil, tem em tudo quanto é canto e, principalmente, tem para pronta entrega. As coisas devem chegar na sexta. Agora é manter os dedos cruzados.

Ontem paguei o resto da entrada das velas. O material das velas e da capa já chegou. Os enroladores de genoa já estão prontos para ser instalados, mas com o atraso dos eletrônicos só dá para recolocar o mastro na semana que vem.

Hj a briga foi remover as escotilhas. Uma já está solta, levei duas para o especialista em plásticos e fui pedir conselho para tirar a terceira.

Depois um capoteiro apareceu aqui. O orçamento dele foi um susto... extremamente caro. O pior é que não consegui ninguém para me passar outro para poder comparar.

Voltei a tratar da transferência do barco. Terei que ir no Detran daqui para ver isso (é isso mesmo, barco aqui é no Detran). Tem até umas coisas que é com a guarda costeira, mas compra e venda é com o DMV.

O fim do dia foi dedicado a tentar instalar o suporte para o novo enrolador. Muito suor e não terminei. Amanhã eu encaro ele novamente.

O que me deixou contente foi que nesses ultimos dias recebi notícas de potenciais visitas, e isso é muito bom. Devo encontrar com o Grego na semana que vem. Lara tb está na Florida e possivelmente haverá outras visitas mais. Assim eu corro para deixar o barco mais apresentável e sigo mais adiante na conclusão da obra!

2 comentários:

  1. Essa excalibur aí acho que sai à noite! Tentou neste horário? Lembre-se das propriedades de dilatação dos materiais em função da temperatura!

    Espera a temperatura atingir o mínimo, lá pelas 3am, vai lá e puxa!

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  2. Ou vc podia fazer um concurso....

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