Total de visualizações de página

domingo, 4 de dezembro de 2011

corrida contra o relógio (e termômetro)

Esse é o post número 100, marcando o término de um fim de semana corrido. Parabéns para o blógui! Trabalhamos bastante e os progressos são visíveis do lado de fora. Tem gente aqui na marina perguntando se já estamos saíndo agora. Outros dão parabéns dizendo que o anjin está com cara de barco (imagino que cara tinha antes).

Sexta feira de manhã, na ressaca do eletricista reclamão, vieram o Pinky, o assistente novo e o cara da fibra. Instalaram o piloto no lugar, mas a corrente de acionamento ficou na conta... não sei se vai dar. Instalaram ainda a caixa do comando do piloto e puxaram os respectivos fios de alimentação. Só não foram além porque não tinham o cabo apropriado para interconectar o piloto com os demais aparelhos. Esse piloto é de uma geração mais nova de produtos da Raymarine que ao invés de usar o cabo tradicional Seatalk usa um cabo ethernet, igual ao de rede de computador.

Ontem o cara da fibra colocou pudding e depois fibrou as partes que ele já tinha trabalhado anteriormente. Fiquei com pena dele... o barco balançava muito e ele lutava para conseguir se equilibrar, cortar o tecido da fibra no tamanho correto e depois aplicar a resina com catalisador. Infelizmente, durante a noite, o imediato inadvertidamente pisou na fibra. Por sorte só atigiu parte da camada superior e não teve muito estrago.

Passei um tempo na sexta mergulhado no espaço (apertado) embaixo da pia. Tive uma ideia de como fazer conserto do vazamento mas não consegui encontrar as peças para o reparo (apesar de ter ido  em duas lojas). Além de acompanhar os caras nas instalações pela manhã, à tarde eu fui no mercado e na AT&T cancelar meu plano de dados do Android. Fiquei puto quando o android começou a atualizar sozinho o Google Maps e essa  brincadeira custou 25 dólares por causa do preço exorbitante do megabyte cobrado pela operadora . Dinheiro mal gasto...

O imediato passou o fim de semana trabalhando nas redes. Ele já usou, até o momento, 150 pés de cabo. E ainda falta uma rede e meia para instalar. Na sexta ele mediu e instalou uma rede de proa e colocou outra no lugar. No sábado ele terminou a rede de proa, colocou outra na popa e pre-instalou a do lado oposto. Hoje ele terminou a rede de popa e começou a instalar uma das redes centrais. É  um processo trabalhoso e chato. Mas ele parece estar contente com o desafio.

A vantagem do imediato estar tocando isso é que me dá a oportunidade de trabalhar em outras coisas. Enquanto ele se equilibrava em cima das redes eu passei o sábado no compartimento de popa. Comecei tirando sujeiras que caíram no porão do motor durante a instalação do piloto automático.... esses caras deixam muita sujeira. Depois corrigi o nível do fluido de arrefecimento do piloto automático. Liguei o gerador com a nova conexão, verifiquei o funcionamento do cooler, e deixei o gerador funcionando por uns 10 minutos. Depois chequei o funcionamento do gerador eólico e dos novos interruptores. Ainda não entendi o processo de carregamento das baterias que o gerador éolico utiliza. O cara da fibra também veio no barco de manhã e lixou o que ele tinha fibrado ontem. Passei para ele a lista de pendências que tem para ser resolvidas.

Depois me debrucei, literalmente, no gerador. Mas antes, ao limpar a cabine, descobri que o barco estava jogando tanto que tinha água entrando pelos cabos do leme na cabine! Silicone neles para evitar nova entrada de água. Depois eu tirei água da chuva que entrou pela gaiuta e um monte de peças velhas que tinham caída embaixo do gerador. Um veradeiro cemitério de parafusos, porcas e arruelas. Verifiquei o nível do óleo (zerado), completei o nível do liquido de arrefecimento, aumentei a tensão da correia da bomba d'água e descobri que o anodo de sacrifício precisa ser substituído. Depois limpei todo o gerador e apliquei uma camada de WD40. Quando terminei, com as  costas e joelhos doendo, já era fim do dia e tive que sair para comprar mais cabos para instalar as redes. De noite fomos tomar uma cerveja... mas o imediato estava com o estômago embrulhado por causa do balanço do mar e não tomou nada. Tomei uma Samuel Adams. O vento forte me fez voltar para o barco quando a banda de tiozinhos parou para o intervalo.

Hoje o dia foi de trabalho interno. Limpei a bagunça que os eletricistas deixaram. Instalei o detetor de CO que estava faltando, furei e prendi as argolas para fixação das redes. Passei a tarde instalado a pia do banheiro e depois a torneira. De manhã aconteceu um fato curioso: passou um desfile (?!) de motos Harley Davison na frente da marina que demorou quase uma hora para terminar... acredito que passaram mais Harleys nessa  uma hora em nossa frente do que o número total de Harleys no Brasil. Também tive uma conversa longa e profunda com J... mas foi um papo agradável.

Esta é a semana da verdade... sexta feira farei uma análise do que vai acontecer neste mês. O fato é que temos que dar raça pois o tempo está passando e a temperatura caíndo. Trabalhar no frio não vai ser mole, ainda mais a poucos centimetros acima da água...

Saudações anjinescas

Um comentário: