Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Árvore de natal

Enquanto escrevo, anjin está todo iluminado... acho que é minha versão (barata) de decoração natalina. Aqui na marina já tem barcos com luzinhas de natal, outros com guirlandas e tem até um veleiro com uma rena de plástico amarrada no convés... cada um na sua. Mas estou aqui celebrando o (quase) final do trabalho dos eletricistas  tentando descarregar uma das baterias para testar o gerador éolico.

O dia ontem não rendeu muito para mim, mas o imediato conseguiu fazer mais coisa. Ontem de manhã o barco estava cheio. O Pinky apareceu para instalar o interruptor e depois saiu com o cara da fibra para refazer o suporte do motor do piloto automático. O novo assistente ficou aqui passando fios e colocando as novas entradas de força no lugar. Agora o barco tem entradas para força do cais dos dois lados. E um interruptor no meio para conectar uma tomada ou outra. Isso é importante para evitar que o cabo entre pelo cockpit (onde ficava a entrada originalmente) e ainda poupa alguns (poucos) metros do cabo de força (que é caro e pesado).

Ontem logo antes do almoço tive que sair para resolver umas coisas e o imediato ficou acompanhando os processos no barco e instalando os suportes para içar o barco. Enfim essas placas voltaram ao lugar. Teve um momento que fiquei preocupado achando que as peças haviam sido furadas erradas de novo, mas o imediato me acalmou explicando que tinha conseguido colocá-las da maneira correta.

Peguei a bike e fui de ônibus até o porto. Quando cheguei lá o eletricista me ligou dizendo que estava testando um barco e ocorrera um problema e ele iria atrasar. Aproveitei para almoçar e depois fui encontrar com ele. Acertamos os passos para hoje e na hora de pagar acabou a luz. Como diz o ditado, casa de ferreiro espeto de pau: o cara é eletricista mas o no-break dele não funcionou (estava ligado na tomada errada). Ele então decidiu ligar um inversor em uma bateria 12 volts... quando ele estava quase conectando o computador percebeu que o inversor era 220 e não 110 - por pouco não queimou o computador. Nesse momento eu resolvi sair. Tentei pagar a empresa de material de segurança mas eles também estavam sem luz. Então eu fui para o correio postar as luminárias led que estavam no barco. Nenhuma delas funcionava 100%.. provavelmente vitimadas por raios.

Após o correio ainda passei na loja do cara da capota que, infelizmente, já havia saído. Peguei o ônibus de volta. Gastei  uma tarde e não consegui resolver quase nada. Quando voltei para o barco o suporte do motor do piloto automático estava no lugar e as coisas arrumadas e limpas (viva a tripulação). Mas não gostei do jeito que o interruptor foi instalado.

À noite eu fui pagar o cara dos cabos da rede que estava reclamando e até mandou a esposa nos fazer uma cobrança. Na hora do pagamento ele não só contou cada nota de 20 dolares como ainda olhou, uma a uma, contra a luz para ver se eram falsificadas. Ele me disse para não levar a mal mas achei dureza... fiquei imaginando se ele fica checando todas as notas de todo mundo (ele disse que sim). Ainda fiquei no barco deles conversando e tomando vinho até tarde. O imediato mais tarde se juntou à nós.

Hoje o dia amanheceu com a temperatura de 7º... e ventando forte! Tive que ir no porto com o eletricista para pagá-lo. Ele me deixou antes na loja de material de segurança e eu fiz mais um pagamento...  tome-lhe dinheiro. Depois voltamos ao barco e o dia foi todo acompanhando eles.

Instalaram um monitor de baterias para ver quanto o barco está consumindo de energia, terminaram a instalação do gerador éolico (mas não sei se está funcionando direito), instalaram o novo rádio com um dispositivo de detecção de colisão, conectarm o gerador a  uma bateria independente e mudaram o vhf que estava na mesa de navegação para o cockpit. Eu subi no mastro mais uma vez para colocar a lâmpada que faltava, uma luz que ilumina o deck.

O dia hoje foi muito tenso... estou bem cansado agora. Foi tenso com o eletricista chefe, que ficou ralhando comigo e com o eletrolento o dia inteiro. No final do dia ele falou que essa reforma não estava andando e que tudo que acontecia no barco era ele que estava fazendo... que maneira de terminar o dia. Mas já tinham me avisado que ele era um cara difícil.

Só para provar que o eletricista estava errado, hoje chegou o tanque consertado e a cana de leme de emergencia. O imediato foi pegar um cabo para nós instalarmos as redes e eu ainda falei com o cara das lâmpadas de led e troquei e-mails com fabricantes de lemes de vento. Mas vou levar isso com um desafio pessoal para acelerar as coisas por aqui.

Agora estou de banho tomado esperando ver se a bateria abaixa um pouco mais. Estou contente que ela está baixando pouco, quanto menos ela descarrega, menos eu tenho que carregá-la.

Um comentário:

  1. Bom ver que as coisas estão andando! Ruim é ter que ficar aqui usando a imaginação, sem fotos! Você escreve do laptop ou do celular? Não tem bluetooth nesse negócio aí não? Não precisa tirar foto com a câmera, tira com o cel mesmo, passa pro laptop e junta no post. Pleeze.
    Keep walking!

    ResponderExcluir