Essa semana foi direcionada a resolver o transito do Canal de volta ao Caribe. Na segunda feira dei entrada no processo. Fiquei sabendo que minha inspeção anterior vencera no dia 22 desse mês... por causa disso tive que agendar (e pagar) uma nova inspeção para o dia seguinte.
Lamentavelmente na volta caiu uma dessas chuvas tropicais e quando consegui chegar ao clube já era muito tarde pra alugar os cabos e pneus para a inspeção no dia seguinte. Por isso tive que adiar a vistoria para outro dia. Entretanto, ainda consegui, no mesmo dia, receber a vela e a capa de volta. Além de trazer os cabos e pneus para o barco.
A inspeção ontem foi tranquila, apesar dos fortes trovões e raios que caíram de madrugada, cheguei até a pensar em cancelar a vistoria. Quando acordei o tempo já estava melhor e às 07:30 liguei para confirmar a medição. Saímos pouco antes das 09:00 e chegamos na Playita, na Baía ao pé da torre de controle do Canal, às 0925. As 0945 já estávamos ancorados e aguardando o perito.
A vistoria foi rápida porque eles aproveitaram grande parte dos dados da medição anterior. Essa se concentrou em ver cabos, cunhos, buzina e confirmar uns dados que não foram solicitados da outra vez. Além disso o perito foi mais tranquilo que o de Colón. Ele demorou mais tempo esperando a lancha para ir para a próxima inspeção do que fazendo a inspeção no barco.
Uma coisa interessante foi que tive uma conversa, até que meio longa, com o perito sobre mudança climática... tinha muito tempo que eu não falava sobre isso. Ficamos falando sobre tendencias e como diferentes sociedades encaram o problema. Depois que ele foi para o outro veleiro trouxemos o barco de volta ao clube e sai correndo para fazer o pagamento.
O pagamento tem que ser efetuado em dinheiro, na íntegra, em uma agência do Citibank. E os caras demoram 3 semanas para devolver o depósito compulsório de 900 dólares para emergências. É dessa maneira que o Canal também faz dinheiro. Você paga antecipado, em cash ou transferência bancária, antes de fazer a travessia, e o canal fica com seu dinheiro por quase um mês. Nesse meio tempo dá para fazer muita especulação. E não estamos falando em veleiros, mas de centenas de navios que pagam um quarto de milhão de dólares para fazer a travessia.
Ontem no final do dia o Garotinho veio aqui trazer um amigo para ver o barco. O cara gostou do barco e vai me colocar em contato com um cara que mora do outro lado do país para me dar conselhos sobre onde deixar o barco para a venda.
A travessia do canal deve ocorrer em breve... agora é hora de preparar o barco - de novo.
vai dar tudo certo dessa vez..
ResponderExcluirPontualito... estamos com você e não abrimos.
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