Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Primeiros dias travessia

Aqui estou escrevendo direto do Pacífico para testar a atualização do blog via celular. O blogspot aceita que posts sejam enviados por e-mail, então juntei essa função com o envio de e-mails pelo celular via satélite. É relativamente demorado para padrões atuais de banda larga, mas oferece comodidade e um conforto incrível poder receber mensagens mais longas do povo de terra.

Partimos ontem do Balboa Yacht Club às 05:00. Ainda estava escuro, mas a lua cheia facilitou o processo. O chef soltou o cabo da poita nas águas mal cheirosas da boca do Canal e seguimos rumo ao Pacífico. Foi bonito ver o amanhecer iluminando os prédios da cidade do Panamá. J me ligou enquanto estava motorando no canal... ainda consegui acessar e-mail via celular normal até as proximidades da Ilha Taboga, então, daí em diante, até o próximo wifi só celular via satélite.

Içamos as velas depois que ultrapassamos a zona do Canal de ancoragem para navios. O vento esava bom e anjin deslizou rápido. Mas o vento foi minguando e no final da manhã tivemos que estrear o screecher e seu enrolador. A vela funcionou bem, só não é muito fácil mudar de bordo. Enrolar também não foi fácil, acho que a vela ficou comprida e não consegui dar a tensão correta na testa. Uma diferença da minha travessia da Flórida para o Panamá quando tinha que parar por falta de velas leves. De tarde muito calor e um almojanta: macarrão com molho de azeitonas.

O ponto alto do dia ontem foi a vida animal: avistamos duas baleias e muitos pássaros. Entretanto o mais espacil foi ser escoltados por um cardume de golfinhos por muitas horas. Tinha até baby dolphins. Vale explicar que não eram golfinhos como os flippers lá da Flórida, esses eram escuros com manchas brancas (ou cinzas) pelo corpo.

A noite demos um riso na vela mestra (por segurança) e seguimos em turnos de duas horas. A noite transcorreu sem surpresas, mas com muito sono.

Hoje pela manhã uma tempestade com ventos de 25 nós e muitos relâmpagos. Usamos o motor toda a manhã. De tarde vento contra novamente e mais motor. Só agora no final da tarde que o vento deu uma firmada e estamos velejando, mas em um rumo ruim, no contravento. Os guias falam que esse trecho do Panamá até Galápagos é dificil por causa das correntezas contrárias e o vento que é sempre contra ou ausente. Já provamos os ventos, ainda não vimos as correntes.

Hoje faremos turnos de duas horas novamente. A noite está escura, sem lua (ainda). Durante o dia poucos bichos, só um passarinho cansado que ficou tentando pousar, sem sucesso, no anjin e um ou outro golfinho.

O rango foi feijão com arroz. Incrementei o meu com pimenta e farinha, como manda a religião baiana!. Agora é dar uma descansada para daqui a pouco começar meu turno.