Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Milestone

Tem umas expressões que eu acho legais, como o "milestone"... então, hoje atingi um milestone da viagem. O motor ficou pronto. Ele já estava funcionando, mas tinha umas coisas faltando: o conta giros não estava marcando a rotação e o(s) regulador do alternador estava quebrado.

Esse grande passo de hoje foi bom para compensar ontem. O dia rendeu pouco ayer. Terminei de instalar uns parafusos e colocar silicone na gaiuta de proa, ajudei o imediato a retirar o tanque de água (que foi medido - 10 galões), e fui pagar o cara da vela e ver as peças que chegaram. Além de ficar ligando para um monte de gente. Mas acho que o que me chateou mesmo foi eu gastar um dia para instalar um tomada. Impressionante como se pode perder tempo com detalhes tão pequenos.

O lance da tomada foi o seguinte: o barco tem uma tomada no cockpit. É um lugar meio estranho para ter uma tomada mas achei legal poder ter um computador ali fora, ou poder trabalhar do lado de fora ligando algum aparelho elétrico quando o barco estiver parado e eu não quiser uma extensão pendurada. A tomada que estava lá funcionava mas eu não confiava muito na estanqueidade da caixa, além de ser uma tomada de uso interno. Assim, comprei uma tampa nova para tomada, dessas que se usa em jardins e áreas externas, com vedação. Ainda preocupado com a segurança de quem fosse usar a tomada eu escolhi uma tomada resistente à água com um sistema de segurança que desliga a tomada em caso de choque - curto. Aí começaram meus problemas pois essa tomada era mais profunda que a aterior e não cabia na caixa da tomada original. No domigo à noite fomos à loja de ferrragens e não encontramos nada que servisse. Na segunda o imediato fez umas 4 viagens à lojas de ferragens para achar algo que servisse. No final improvisei  com uma caixa mais estreita, silicone e furadeira. Funcionou. Hoje eu selei o resto da tomada com silicone, por las dudas.

O imediato lavou o tanque de água ontem. Enquanto ele limpava as coisas eu percebi que havia um pequeno vazamento na solda de umas saídas. Que bom, essas coisas tem que ser descobertas agora e não no meio da viagem tentando identificar a origem da água misteriosa. Hoje o tanque foi levado para ser soldado.

Essa mannhã o Joe apareceu, tirou novas medidas para o suporte do motor do piloto automático e fibrou trechos do deck que ele já havia passado resina no sábado. Ele deu uma olhada na pia. Disse que minha solução com mangueira é dificil por causa dos angulos envolvidos... o ponto é que não estou confortável com a tubulação de PVC.

O mecânico, ao final de instalar as peças e regular o conta giros, pediu para eu eu desse  umas voltas "fortes" com o barco. Ele falou que precisamos testar o motor antes de partir. Estou ciente disso. Uma coisa engraçada que aconteceu hoje foi que o motor não queria pegar. E o problema foi simples: estava com pouco diesel (o tanque não tem marcador de conteúdo). Daí fui com a bicicleta até um posto com o camburão amarelo de diesel e voltei com ele equilbrado no bagageiro.

Hoje de tarde o cara da capota apareceu para tirar as medidas para as janelas de plástico transparente. Acho que o resultado vai ficar bom além de oferecer uma proteção significativa contra o vento e espirros de água (que imagino que serão comuns nesse barco). Só fico com dúvidas se isso não vai reduzir a velocidade do barco.

No final do dia o imediato instalou uma borracha para vedar a entrada de água da chuva nos cascos laterais. Ele também começou a dar uma apertada nos cabos que seguram as redes e andou pesquisando sobre as opções para instalação das redes. Equanto isso eu instalei um detector de monóxido de carbono na cabine de popa e um detector de fumaça na cabine principal.

Lá fora a temperatura começa a cair. Dias mais frios virão.

Aproveito para deixar meu muito obrigado para o Fosgate pelo chapéu novo! Incrível como o mundo da voltas e surpresas acontecem.

Um comentário:

  1. Que bom que gostou! Se acompanhar a reforma do barco é bom, imagina quando a viagem começar? Abraços e bons ventos

    ResponderExcluir