Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Avanços!

Progressos no front de batalha, digo, de reforma!

Apesar do feriadão de 4 de julho consegui avançar algumas coisas no barco. No sábado a capoteira veio tirar moldes dos colchões. Colchão de barco é diferente do colchão de casa. Apesar de ter espuma, os formatos variam bastante uma vez que barcos tem vários cantos com formatos pouco convencionais. E cada colchão do barco tem  um tamanho diferente. Falando em colchão, encomendei colchões com espuma semi-rígida de 4 polegadas de espessura. Tem um tecido resistente a mofo do lado em que se senta/deita e do lado virado para baixo ele tem uma tela para facilitar a ventilação do e evitar umidade e por consequencia, mofo.

Ainda no sábado de manhã o pessoal da vela veio instalar o enrolador de genoa principal e tirar umas medidas. Infelizmente faltaram uns parafusos e a instalação foi adiada. Aproveitei que o Don tinha subido no mastro para colocar o radar e instrumentos no topo. Fui almoçar com eles. A conversa foi interessante, falamos na maior parte de política. Ambos são democratas, o que difere da maior parte das pessoas com quem tenho conversado por aqui. Curiosamente, tanto os democratas quanto os republicanos estão metendo o pau em Obama. Don e Scott acham que a democracia americana não funciona. Eu me restringi a comentar que existem piores, mas que alguns dos mecanismos de accoutability daqui são referência para o resto do mundo.

No domingo fez muito calor. No final do dia eu removi 3 das 4 vigias da cabine de popa. Duas tinham marcas de vazamento. A terceira parecia estar direito, removi por desencargo de consciência. No meio do processo até pensei em desistir, mas é o tipo do trabalho que se você começa a tirar não dá para parar no meio. As duas vigias mal instaladas saíram em mais ou menos 20 minutos cada. A terceira demorou mais de uma hora. Quando o trabalho é no interior do barco sua-se muito... impressionante. È uma verdadeira sauna seca.

O feriado foi bem quieto... por causa do dia nublado no sábado acho que  pessoal não botou fé no tempo e resolveu não pegar os barcos. O resultado foi que fez muito sol (e calor) no domingo e na segunda mas teve pouco movimento no estaleiro.

Nos 3 dias de noite teve queima de fogos. As cidades aqui fizeram um acordo entre elas e cada dia uma fazia seu show pirotécnico, para evitar concorrência predatória. E os fogos eram tocados com trilha sonora (nada especial, só músicas que faziam referência à América, como hinos e o "Born in the USA" do Springsteen).

Na segunda vieram medir as escotilhas e retranca para fazer as capas. Por causa do sol resolvi trabalhar dentro do barco novamente. Retirei o tanque de água para ver o estado e capacidade, dei uma acertada no piso (até hoje faltava colocar uma das pranchas no lugar), removi o motor da geladeira. Depois que o sol ficou fraco fui lavar catracas e vigias do lado de fora.

Ontem fui resolver coisas do registro do barco. Escaneei documentos, imprimi, preenchi, levei para autenticar e mandei por correio expresso para o representante de Belize em Miami e também para o agente que tive que contratar para me representar em Belize. A cada hora surge uma novidade. Aproveitei para ir na veleria. Levei uns trampolins que estavam no depósito para olhar o estado. Descobri que eles não servem. Vi a nova vela sendo costurada. Deve ficar pronta até sexta.

Hoje o novo mecânico veio aqui e começou a trabalhar. Passou a manhã e um pedaço da tarde e montou metade do motor. A junta nova chegou e encomedei outro selo que deve chegar amanhã.

Reinstalei pela manhã a gaiuta principal (que eu tinha levado ontem para trocar o vidro). Que diferença, agora dá para ver o céu de dentro do barco. Lembrei da música do Gonzagão "olha pro céu, meu amor / vê como ele está lindo"...

No meio da tarde chegou um barco novo no estaleiro... de madeira, grande, cheio de madeiras podres e precisando de muito trabalho. Fiquei imaginando quem tinha comprado. No final da tarde descobri que o barco é de um casal novinho que o comprou para reformar e depois morar a bordo. Mas com dois (ou mais gente) fica mais fácil tocar a reforma. Lembro da super ajuda que J me deu aqui.

Sexta feira tem o último lançamento do ônibus espacial.... eles estão esperando milhares de turistas. Os hoteis aumentaram o preço dos quartos e tem um monte de gente alugando barco para ver o lançamento do mar. Espero que até lá eu já tenha mais coisa pronta no meu barco. Em breve quero começar a minha contagem regressiva!

Um comentário:

  1. Esqueci de comentar sobre o help da J no post anterior. A mulé sabe usar uma furadeira!? OMG, de onde ela veio tem mais??? heheheh

    ResponderExcluir