Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mastreação e afins

Durante o tempo em que esteve aqui J me ajudou a colocar os instrumentos no topo do mastro. Contudo, para subir o mastro na grua foi recomendado que as coisas fossem retiradas para evitar danos. Na semana seguinte o Scott e o Don (da veleria) instalaram as coisas de volta. Tnxs, J.

Seguem também fotos da primeira vela pronta (semana retrasada) e do primeiro colchão finalizado (hoje).


O enrolador maior veio junto com o barco, mas não estava instalado e faltava peças.

Esse menor é o enrolador do jibe, que serve também de vela de tempestade

Detalhe da placa base do enrolador do jibe

Bico de proa


De cima para baixo: radar, luz de motorização, luz de deck

No topo do mastro: luz de tope, antena VHF, windex, dissipador de estática e sensor de vento

Jibe: a primeira vela pronta. A parte verde é a cobertura UV para quando a vela estiver no enrolador.



Primeiro colchão pronto


outros colchões esperando as capas

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Legal esse enrolador do jibe todo em inox. Tenho uma grande fascinação por ferramentas e ferragens. Talvez por ser homem (a maioria é assim) ou por ser da área de Ciências Exatas, nao sei. Mas em relação a esta placa-base, imagino que ela sirva só de apoio e não receba muita tensão/torção. Mas me pareceu estranha a fixação dela. Fico pensando se tem alguma parte embaixo travando ou é na base daquela "cola" ali...
    O enrolador maior vai ficar com ciúmes desse novinho aí, a diferença do estado é notável.
    Mais lições aprendidas: proteção UV pras velas, o mastro é bem maior do que eu imaginava... Não entendi como funciona o "dissipador de estática". Aproveitei pra dar uma pesquisada e encontrei um texto interessante sobre o assunto. Aproveito pra pedir, se der, esclarecimento, meio que em forma de entrevista: "De que forma o sr está se preparando pra enfrentar uma eventual tempestade elétrica?"
    Sobre os colchões, você citou as telas para ventilação. Se o desenho for simétrico, facilita a prevenção de mofo se puder virar o lado com certa frequência. Se não, creio que seja legal colocar os colchões sob o Sol de vez em quando.
    Dá pra postar aí o cronograma? Meio que me perdi nas datas planejadas. Acho legal pro pessoal acompanhar a evolução e torcer pela conclusão de cada etapa!

    ResponderExcluir
  3. hahaha, a placa base tem uns 25 centimetros para baixo do deck e está presa com 6 parafusos de 12 mm. Aquilo é só a "ponta do iceberg". Na parte de baixo ela fica presa em uma antepara estrutural do casco.
    Aquela cola (silicone) é só para não deixar a água passar.
    As intempéries não perdoam... deixei uma embalagem de tira manchas do lado de fora, em 4 dias o rótulo já estava desbotado e o plástico mudando de cor.
    Infelizmente não tem nada mto simétrico dentro do barco. Os colchões só dão para ser usados de um lado. Assim eles tem 3 faces com tecido (e o verso com tela).
    O cronograma está complicado por causa de fatores fora do meu controle.

    ResponderExcluir