Seguem algumas fotos das gaiutas do barco. O processo de reforma é o seguinte: primeiro descobrir como removê-las. Aqui no barco tem três gaiutas e cada uma tem um sistema diferente. Uma delas foi preciso arrancar toda a peça da fibra de vidro pq ela não queria sair. Um dos problemas com barcos é que muitas vezes materiais diferentes são utilizados. Sal, umidade, diferenças no potencial galvânico acabam fazendo com que muitas vezes os materiais se fundam e torna-se quase impossível remover sem utilizar força bruta.
Depois de retiradas eu levo as gaiutas para um especialista aqui perto que retira o acrílico velho, troca as partes necessárias, reaplica a vedação e me devolve. Aí eu me viro para recolocar as coisas no lugar.
A gaiuta da cabine de popa além de estar com o acrílico quebrado estava faltando peças. Felizmente veio uma gaiuta extra junto com o barco. Arranjei alguém para arrancar a gaiuta velha para que eu pudesse colocar a nova.
Obs: donos de barco tem sempre muita dificuldade em utilizar a força bruta em seus barcos. Pessoas sem vinculos emocionais ou financeiros com o barco conseguem desempenhar melhor essa função.
Abaixo algumas fotos da substituição da gaiuta de proa e de centro.
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gaiuta central com lexan (mais resistente que o acrílico) só que embaça com os anos. Essa é uma das maiores gaiutas que eu já vi. |
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Não era possível observar através do lexan. Observe que a gaiuta possui barras transversais para compensar a dimensão e a flexibilidade do lexan. Lexan dificilmente rompe, mas é flexível. |
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Fiquei com esse buraco aberto por dois dias até que o rejunte da gaiuta secasse. |
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Essas manoplas foram substituídas pois o pino de inox travou no corpo de alumínio e a peça de plástico girava em falso. Esse mecanismo permite abrir parcialmenete a gaiuta. |
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Nova junta de vedação |
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gaiuta de volta, com a pelicula protetora do acrílico |
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"nova" gaiuta no lugar. Cor bronze, transparencia 30% |
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visão do interior do barco. até me assustei em poder ver o céu de dentro do barco. Verdadeiro teto solar |
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gaiuta de proa de volta no lugar. depois o ar condicionado e a gaiuta são cobertos com uma vela velha para evitar que o ar escape. |
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aqui dá para perceber como essa gaiuta é diferente da outra. |
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