Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Luther King

Hoje foi o dia do aniversário de Martin Luther King. Deu para perceber que esse não é um feriado levado tão a sério quanto os outros. Algumas lojas abriram, mas o correio, escolas e prédios públicos não. A loja de ferragens aqui perto, que importava para  mim hoje, não abriu.

Sábado e domingo foram dias longos... em cada dia só conseguimos colocar  um trilho da genoa. O trabalho foi mais lento do que eu pensei. Não pelo fato de ter que fazer 18 furos em cada um para a instalação, mas porque do lado de dentro da cabine tem um forro que era preciso ser cortado. Depois remover a espuma que serve de isolante térmico para ver qual a surpresa. Tinha buracos que continham fios dentro do forro, outros serviam de passagem de vigas, alguns com os dois juntos e assim ia. Dessa forma o trabalho progrediu pouco.

Instalei uma catraca nova ontem. Para minha surpresa, na hora de instalar a segunda catraca descobri que as duas, apesar de identicas, tinham furações diferentes na base. Imagino que são de lotes distintos. Como resultado tive que tapar os furos já feitos. Isso tem que ser feito para evitar futuras infiltrações. Tem uma terceira catraca para ser instalada... estou imaginando se a furação dela é igual a uma das duas ou se é diferente.

Como o imediato está viajando e é impossível fazer essas instalações sozinho (porque uma pessoa tem que estar dentro do barco segurando as porcas e arruelas e a outra fora apertando o conjunto) contratei o novo ajudante do Cérebro. O bom foi que ele ficou sensibilizado com minha vontade de partir logo e apareceu no domingo na  hora do almoço.

O Cérebro e o Pinky também apareceram aqui no sábado para testar o piloto automático que segue sem funcionar direito. Também escobrimos que a razão pela qual algumas tomadas do inversor não estavam invertendo é alguma fiação instalada de maneira estranha. Mas descobri até uma forma de contornar o problema. Mas o ideal é ligar as tomadas da maneira correta.

No fim de semana fez frio... na manhã de sábado fazia 3 graus quando acordei... o saco de dormir foi fundamental. A temperatura subiu pouco durante o dia e um vento gelado insistia em soprar enquando eu tinha que ficar do lado de fora do barco com uma chave de fenda na mão. Tomei alguns cafés quentes. A temepratura baixou novamente na noite de sábado. Felizmente esquentou no domingo e hoje.

Hoje o cara não pode aparecer para me ajudar, então comecei a acertar outras coisas no barco. Tentei fazer uns furos no traveller que ficaram pendentes mas desisti. Em 30 minutos tentando furar uma placa de aço inox tudo o que consegui foi fazer um pequeno arranhão. Vou ligar para o serralheiro para ver como resolver isso. Aproveitei para lavar roupa e tirar caixas que eu tinha colocado dentro do barco quando fui viajar. Por fim, deixei coisas marcadas e prontas para quando o novo assistente aparecer por aqui de novo.

Hoje também foi um dia de emoções... de manhã apareceu um golfinho tão perto do barco que eu ouvi sua respiração. De tarde apareceu outro! E quando fui guardar a máquina fotográfica achei uma cartinha da J que ela escreveu no natal e só agora eu encontrei... foi muito bom para quebrar a monotonia dessa segunda feira cinzenta. Conversamos pelo computador... depois eu fiquei pensando nos desafios que tenho pela frente, não desafios da viagem, mas os desafios que um ano sabático incluem, como definir a maneira de encarar as coisas daqui para frente e os planos para o futuro... quero levar as coisas de maneira mais leve.

Um comentário:

  1. Este tempo que você está aí no barco, mesmo com ele parado, já está sendo de grande lição, ao meu ver. Você já é um vencedor por ter conseguido passar todo esse tempo numa terra estranha, longe da família e de amigos e de quem gosta, tendo que lidar com diferentes personalidades, tomar decisões difíceis. Mesmo com toda sua experiência internacional, sempre há algo novo. Sobre encarar as coisas de maneira mais leve, creio que seja uma soma de toda esta experiência com mais uma unidade na idade. Esta última realmente tem a capacidade de mudar muito nossa cabeça.

    ResponderExcluir