Total de visualizações de página

domingo, 22 de janeiro de 2012

A luz funcionou

Estou com vontade de escrever um post sobre coisas que andei pensando essa semana influenciado por conversas recentes, mas como já tem tempo que não posto nada, achei melhor fazer uma atualização dos acontecimentos desde quarta.

A luz funcionou, quero dizer, o imediato achou o caminho do barco. Ele chegou pouco antes da meia noite de quarta. Eu já estava deitado mas levantei para dar as boas vindas e perguntar como foi a viagem.

A quinta feira foi quase toda dedicada a compras, para aproveitar o carro alugado (aqui não tem transporte coletivo e para ir e vir do aeroporto só shuttle (uma van chique) ou taxi - o problema é que o shuttle só roda até as 21:00). Primeiro fomos ao depósito pegar umas peças e umas madeiras e depois paramos em vários mercados para comprar tupperwares de diferentes tamanhos, conectores, material de toilete e comida para esses dias. No final do dia o imediato se enrolou com a hora de abertura da loja e acabou não conseguindo devolver o carro.

Sexta feira foi o momento de planejar os próximos dias e o que iriamos fazer e como. Fiquei revisando lista de compras e telefonando pela manhã enquanto o imediato foi devolver o carro e tratar de assuntos particulares. O cara da fibra reapareceu no final da manhã... ele não sabe exatamente o que teve, mas disse que sente como se tivesse uma faca enfiada no omoplata. Ele veio trazer umas peças para ver se serviam, mas não chegou a descer para o barco. As peças necessitavam de um retrabalho mínimoi. De tarde terminamos de instalar a catraca que ficou pendente do domingo passado e substituimos a catraca pequena na popa por uma maior. A furação dessa era idêntica a da segunda, logo o molde com os furos não funcionou (perda de tempo). Resolvi manter o esquema de controle da escota do barco como sugerido pelo projetista. Sinceramente acho estranho caçar a vela olhando para trás, mas como o traveller está atrás do cockpit, acho que faz sentido (além do mais evita ter que instalar uma série de moitões).

Sábado foi o dia dos trilhos. Conseguimos definir a posição dos trilhos na sexta à tarde, dessa forma no sábado de manhã já começamos furando. Nem o cara da fibra nem o assistente novo apareceram (apesar de ambos terem dito que estariam aqui). Em um intervalo eu fui medir as posições para instalar o leme de vento. Vi que vai ser um pouco mais complicado do que imaginei porque serão necessários uns espaçadores de madeira e um tubo de pvc para simular o eixo do piloto. E vai ser preciso comprar os dois. No final do dia conseguimos terminar de instalar os dois trilhos do jibe e colocamos os carrinhos. De noite revisamos a lista de pendências.

Hoje foi dia de acordar (mais) tarde. O imediato ficou procurando e separando parafusos e porcas para as instalaçoes enquanto eu fui garimpar as ferragens para ser instaladas hoje e nos próximos dias. Instalei o burro, separei os moitões para os runnings e para a mestra, marquei a posição de uns moitões para o uso nas amas, separei moitões diversos. Depois com o imediato separamos uns cabos (cordas em liguagem naútica), instalamos as escotas do jibe, tiramos a balsa salva vidas da caixa e ficamos analisando alternativas de instalação. As pessoas que passam por aqui estão vendo a movimentação e tem perguntado quando vamos partir. Fiquei contente com o resultado do dia de hoje.

Essa tarde um casal relativamente novo parou aqui no barco e fizeram  umas perguntas sobre o trimarã. Ele falou que sempre gostou de ver as imagens mas nunca tinha chegado perto de um. Ela falou que eles estão buscando um barco mas não tem tido muita sorte... dei umas dicas: falei para não ter pressa, conversar muito sobre barcos, perguntar no lugar onde o barco está como o dono trata do barco e se o mesmo é utilizado, contratar  um perito e estar pronto para surpresas. Espero que eu não os tenha assustado.

A temperatura deu uma subida, apesar de uns nevoeiros estranhos que aparecem demanhã. A máxima chega nos 24 e de noite cai para  uns 15 graus. Continuo dormindo na cabine de popa. Minha cama lá na proa cada dia tem mais coisa guardada lá... incrível, eu quero esvaziar o barco mas parece que a quantidade de coisas aumenta...

O imediato está se aventurando na cozinha. Na sexta ele preparou frutos do mar com arroz e salada. Estava bom, mas o que chamou minha atenção foi que o cara preparou todo um laiaute para o prato, com tomate cortadinho e coisas do tipo. Hoje ele está preparando pasta com cogumelos. Na quinta eu fiz uma salada de grão de bico e no sábado eu preparei um frango acebolado com molho oriental. Ah, vale comentar que tomamos uma "champagne americana". Achei isso meio paradoxal: os caras ficam cobrando direitos autorais de todo o mundo, querem fazer a S.O.P.A. de P.I.P.A. no congresso, mas tem a cara de pau de usar o nome Champagne... bem, EUA e União Européia, que são brancos, que se entedam. E hoje de manhã eu cozinhei aimpim (mandioca ou macaxeira, de acordo com sua parte do país), tinha tempo que eu não comia. Comprei mandioca descascada congelada no supermercado (fica na seção de comidas étnicas na parte de congelados)... imagino que deve ser para o pessoal da América Central (la Yuca).

Como parte da preparação para a reta final, vamos tentar dormir mais cedo para acordar mais cedo, por isso que o post está saindo tão cedo hoje. Boa noite para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário