Total de visualizações de página

sábado, 14 de abril de 2012

Los hermanos

Apesar de eu falar que os dias aqui seguem um roteiro (que eu mencionei no post sobre o dia da marmota) de vez em quando surgem umas surpresas.

Uma das surpresas dessa semana foi um ruído novo no barco. Como sempre acordei meio assustado. Era um barulho que não conhecia... ficava um período de silêncio e depois umas pancadas no casco. Apesar de ser o meio da madrugada  fui lá para fora para ver o que estava acontecendo. Para minha surpresa era um peixe que tinha caído em um dos trampolins do barco e estava se debatendo. Acho que ele cansava e parava, mas daí a pouco voltava a se debater - sem sucesso.

Fiquei com pena do escamoso e quebrei o galho dele. Ajudei-o a voltar para a água. Rapidamente ele sumiu. Espero que ele não tenha ficado com nenhuma sequela. No dia seguinte deu para ver que ele deixou umas escamas para trás. Bem, mas vão se os anéis e ficam os dedos. Enquanto fui visitar J o imediato também encontrou um peixe em um dos trampolins. De noite geralmente dá para ouvir peixes pulando. Não sei se eles estão fugindo de alguma coisa, se estão caçando ou brincando. O ponto é que de vez em quando eles erram nos cálculos e morrem no seco.

Ontem eu joguei uma água no anjin, para tirar o sal que acumula no barco. Aqui tem pouco sal, mas ainda assim algumas partes ficam com uma camada de poeira que precisa ser removida de vez em quando. Por falar em remover, a água suja do rio deixou o costado do anjin bem manchado. Quando sair daqui vou tratar disso.

Outra coisa, chegou a corrente nova da âncora. Infelizmente não funcionou. Me venderam gato por lebre. Comparei com a amostra que tinha aqui, coloquei no guinho, medi e nada. Liguei para reclamar falando que achava que eles tinham enviado a corrente errada. O gerente falou que era aquela corrente mesmo. Aí eu comentei que tinha uma amostra aqui do tipo da corrente e a que chegou não era igual. Então ele falou que a corrente desse tipo que ele tinha era essa, mas se eu não estivesse satisfeito podia devolver. Coloquei quilos de corrente em cima da bike e fui até o correio. De novo esqueci que a agência daqui fecha as 1600. Então tive que voltar (com a corrente) para o barco. E vou ter que repetir todo o processo na segunda e esperar que me reembolsem.

Ontem eu vi o primeiro casal de love bugs... sinal definitivo que já faz quase um ano que cheguei :(

A maior surpresa, contudo, aconteceu hoje: um dos caras da marina apareceu aqui no barco pedindo ajuda. Queria que eu traduzisse algo. Perguntei para quem e ele respondeu que para uns argentinos. Achei estranho e perguntei, no telefone? Ele prontamente respondeu, não chegaram agora em um barco de 28' sem motor.

Então conheci o hermano... aparentemente uma história meio parecida com a minha: achou um barco com um preço irrecusável aqui nos EUA e resolveu comprá-lo. Ele também contratou alguém para consertar o barco e resolver as coisas para ele enquanto ele estava na Argentina. Mas quando ele chegou aqui os serviços não tinham sido feitos na íntegra (acho que isso é mania do povo daqui). Então ele fez uns improvisos e partiu.

Senti um misto de pena, reprovação e admiração. Pena porque os caras (o pai, a filha, um amigo e um americano que se voluntariou para participar da viagem para aprender a velejar) estão sem grana. Reprovação porque achei temerário fazer o que ele está fazendo: não pesquisou as coisas direito, o barco está com o motor desmontando, velas erradas, sistema elétrico precário, sem rádio, e isso foi só o que descobri após uma conversa rápida. E admiração porque o cara arregaçou as mangas e partiu na cara e na coragem. E ele quer chegar até o Brasil. Disse que vai chegar em Angra em 4 meses. Desejei sorte para ele e ele não gostou, me olhou com uma cara feia.

Fiquei pensando, enquanto trabalhava na parte elétrica do anjin, no eterno dilema: fazer as coisas rápido ou devagar? O ideal é fazer rápido e direito ao contrario de devagar e direito, porque rápido e errado é suicídio. O equilíbrio se encontra em algum lugar aí no meio. E aparentemente nem eu nem o argentino conseguimos encontrá-lo. Mas o que importa é estar confiante. Ele já esta confiante e partiu. Eu falto pouco para sentir que está tudo pronto para partir, mas isso é assunto para outro post!


2 comentários:

  1. Pô, um sushi cai do céu assim e você recusa? haha Mas fez bem. Ele deve estar te agradecendo e vai estar aí ao seu lado quando você resolver partir, avisando pra galera dele que ali tem gente boa.
    Boa sorte pro Imediato e estou aqui na torcida pelo Dia D!

    ResponderExcluir
  2. Igor acordando cedo??? hehe. Legal as notícias do anjin.

    ResponderExcluir