Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

9 meses

Hoje completo nove meses que cheguei aqui nos EUA... não vou filosofar isso com vocês porque já foi tema de longas conversas com J e também com o imediato. Preciso admitir que essa etapa da reforma tomou muito mais tempo do que eu imagiva e que não era parte do que eu imaginava para o sabático. Felizmente, fazendo o exercício de ver o copo meio cheio, já estamos perto do fim da reforma, consegui chegar até aqui e conhecer bem o barco. E o melhor de tudo: em breve o anjin deve descolar do pier.

Aproveito para agradecer a vocês por todos os posts, apoios e elogios que recebi durante essa semana.

Para não perder o hábito, segue mais uma entrada no "diário da oficina", afinal já faz mais de uma semana que eu fiz o último comentário sobre as obras no barco.

Durante esta semana tivemos duas frentes de trabalho: uma dentro e outra fora do barco. O imediato tocou serviços de encanamento no interior. Um trabalho maçante, cheio de surpresas, mas que acho que ele tocou direito. Vamos ver se vai vazar algo quando ligarmos as torneiras. Ele fez as conexões do tanque principal à pia da cozinha, instalou o filtro de água potável (tive que furar a pia de inox para colocar a torneira, o que não foi fácil mas foi resolvido). O outro capítulo, ainda dentro do barco, foi ligar o tanque ao sanitário na proa, para isso foi necessário passar duas mangueiras (uma de água doce e outra de água salgada) ligando o sanitário à cozinha. Por fim, ficamos discutindo e planejando a instalação e colocação do vaso sanitário (inclusive reforçando a plataforma onde ele ficará instalado). Foi meio surreal os dois discutindo dentro do banheiro o melhor lugar para a instalação do "trono" e como a pessoa deveria se sentar e se apoiar.


A outra parte do combate foi no exterior e envolveu duas sessões: uma foi o término dos trabalhos de fibra no exterior do barco. O Barriga apareceu na segunda feira e finalizou às pendências (colocar anti-derrapante onde ele havia consertado, fibrar o painel de instrumentos do motor e tapar alguns buracos diversos no deck do barco). Esse capítulo foi encerrad. Ele não fez um acabamento primoroso, mas as coisas estão no lugar e seladas, isso é o mais importante.

A outra batalha no exterior foram (são) as ferragens. Passei a semana elocubrando onde colocar uma peça para prender o screecher (a vela do barco para ventos leves). Imaginei prender em uma placa que segura o suporte da âncora, mas não sei como a placa está fixada e não senti segurança. Pensei em aparafusar no casco mas descobri, após fazer uma prospecção com uma broca, que no lugar só existe uma camada fina de fibra sobre uma peça de madeira de uma polegada. Então a solução vai ser prender a vela no suporte da ancora principal (que está soldado em três lugares). Também coloquei a âncora no seu lugar definitivo. Devia ter feito isso muito antes, mas ficava imaginando que ela ia bater no casco.

Fui na veleria duas vezes pegar peças e resolver as últimas pendencias. Instalei moitões para os estais volantes, e para o traveller. O cara da mastreação veio aqui e fez os últimos furos para o pino de segurança do traveller e no suporte da ãncora. Com isso foi possível fixar o traveller e instalar o resto do conjunto. Ademais, coloquei moitões para os enroladores, instalei a placa no pé do mastro e seus moitões.

Ontem testamos as possibilidades de instalação do leme de vento e da escada da plataforma de popa. Instalei o suporte das bóias salva-vidas e também os suportes das ancoras extras. Deu para jogar mais caixas vazias fora.

anjin está tomando forma :) imagino que ele também está ansioso em deixar esse rio onde ele sempre morou.

Entre os comentários finais está nossa surpresa com a mudança da fauna. Desde que o suposto jacaré apareceu, não temos visto mais nenhum golfinho. Os peixes boi desapareceram no começo do inverno. O que sobrou agora são cardumes que ficam nadando rente à superfície e dando  um monte de pulo... muito estranho. Mas fico pensando que também darei pulos de alegria quando sair daqui.

Câmbio, desligo!

2 comentários:

  1. 9 meses fazendo o que gosta é como se fosse feriado todo dia! Congratulations!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Fosgate, mais ou menos. Ainda não comecei a fazer o que eu gostaria de estar fazendo e já estou bem cansado dessa reforma. Estou insistindo por uma combinação de inércia, teimosia e próximidade do fim.

    Mas obrigado pelo apoio. Cruze os dedos para que a aventura comece logo!.

    Abs,

    ResponderExcluir