Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Um passo, outro passo

Coisas progrediram a bordo nesse fim de semana. Finalmente terminei de pintar armários, assentos e a porta do banheiro. No final das contas foram quatro demãos de tinta e não três como imaginava. Ontem comecei a prender um monte de fios pelo barco que os eletricistas deixaram soltos para o caso de eu ter decidido passar mais fios.

Ontem e hoje trabalhei em um monte de detalhes dentro do barco: consertei o acendimento automático do fogão, instalei as portas dos armários, melhorei a abertura da tampa da geladeira, tapei um monte de buraquinhos na parede do barco, guardei o botijão de gás que o imediato levou para carregar

Hoje aconteceram uns passos importantes: chegou a última vela que faltava do barco (e também uns cabos de aço para içar o barco em caso de necessidade e as linhas de segurança que mencionei antes). O imediato terminou o banheiro. As instalações hidráulicas estão quase todas completas. Agora no banheiro falta só instalar o dreno do tanque de esgoto. Amanhã já devemos iniciar os testes da parte hidráulica.

Na semana passada o serralheiro trouxe o cano de inox cortado para fixar o leme de vento no lugar. Agora é esperar um momento mais tranquilo, com pouco vento e ondas, para fazer a instalação. O fim de semana teve bastante vento e o barco jogou muito, o que não ajuda nos trabalhos. Tinha horas que eu tive dificuldade em fazer furos porque não conseguia acertar com a furadeira o lugar correto por causa do balanço do barco.

Mais notícias chatas no final de semana: o incêndio da estação brasileira no pólo sul foi um deles. Primeiro porque eu vejo muita semelhança entre a estação e um barco: você tem que ser auto-sufiicente, criativo e ainda assim os incidentes acontecem e muitas vezes a ajuda está longe. Mas incêndios nos pólos são extremamente perigosos. Por causa da baixa umidade do ar tudo é muito seco e pega fogo fácil. Para complicar, muitas vezes é necessário derreter neve para obter água o que dificulta apagar o fogo. E de quebra sou apaixonado por esse tema de explorações polares. Lamentável o incidente.

Ando cansado. Acho que estou dormindo pouco (acordando cedo por causa da luz). Por isso vou terminar esse post por aqui e ir descansar as pestanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário