Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

acelerando

A triplação do anjin resolveu ampliar os esforços para acelerar a partida. Estamos trabalhando com listas com várias tarefas para o dia seguinte, assim, se dá pau em alguma atividade, a próxima é adotada, dessa forma perdemos menos tempo. Também estamos tentando separar as coisas na véspera. Uma outra decisão é comer e ir dormir mais cedo, desse jeito dá para comçer a trabalhar mais cedo e aproveitar mais a luz do dia.

Ontem começamos a montar o Aleixo, o leme de vento. Fizemos os furos para o suporte inferior, checamos o alinhamento e fizemos os furos para o suporte superior. Entretanto, quando apertamos todos os parafusos percebemos que o alinhamento não ficava correto. Vai ser preciso fazer um calço para deixar a peça alinhada (o suporte não permite muitas regulagens e geralmente requer o uso de calços para se adaptar aos diferentes tipos de barco, pensei que ia dar para evitar ter que fazer isso, mas não foi possível).

O Cérebro apareceu aqui ontem com a conta. Não gostei, salgada. Mas já estava desconfiando disso porque ele demorou muito tempo para fechar os números. Tentei negociar o valor final mas ele não gostou e ficou na defensiva. Avisou que se fosse recalcular o valor iria subir. Insisti e ele azedou. Começou a listar "favores" que ele me fez. Ou seja, não tinha muito o que fazer. O máximo que consegui dele foi que ele separasse o total em duas notas: uma de peças e outra de serviços. Se a nota for exclusivamente de serviços eu não preciso pagar os 6% de taxas do condado. Mas se ele colocar uma peça, de qualquer valor, a taxa recaí sobre peças e serviço. Também resolvi pagar para evitar mais desgastes e dores de cabeça. Ficou o aprendizado: nunca deixar os valores acumularem por tanto tempo, fica dificil discutir - e geralmente pende sempre para o lado do prestador de serviço, que argumentou que eu não contei o tempo de trabalho dele enquanto eu estava fora, ou os "cadeados" que ele comprou para mim e não cobrou.

O cara da capota apareceu ontem aqui antes das 08:00. Ele veio levar as janelas para fazer os recortes onde passarão alguns cabos. Assim o anjin ficou meio nú. Para complicar o dia hoje foi de chuva e muito vento. O teto da capota ajuda a reduzir os pingos, mas as janelas fizeram muita falta. O capoteiro prometeu que traz as janelas de volta ainda essa semana.

Fui no cara da vela pegar umas peças e fazer mais umas encomendas. Contei para ele que ontem eu sonhei com a vela nova: estavamos aqui no rio e o anjin deslizava rápido com o screecher. Hoje coloquei um organizador de cabos, um stopper e 3 protetores para reduzir atritos em peças expostas. Além disso instalei o emissor do controle remoto do piloto automático. O imediato fez serão hoje e resolveu atacar a instalação dos tanques flexíveis. Infelizmente ele não teve sucesso com a instação das mangueiras do vaso sanitário. Provavelmente terei que comprar uns adaptadores específicos. E hoje também chegaram umas peças para terminar a instalação da parte hidráulica.

Passamos um bom tempo essa tarde testando onde as partes do sistema do vaso sanitário irão. Simulamos as localizações para medir quanto vamos precisar de mangueiras e para testar as localizações das partes. A dificuldade agora é só fazer os encaixes das mangueiras.

Essa noite foi mais ou menos. Teve o sonho da velejada e também estava bem contente com minha roupa de cama lavada. E já que o cheiro de diesel na cabine de popa praticamente sumiu (ou eu já me acostumei de vez com ele) deu para começar a dormir do jeito correto na cama: com os pés voltados para a popa do barco (até então eu dormia atravessado, com a cabeça voltada para a popa. Contudo, a noite não foi tranquila: logo no começo dei um pontapé na prateleira que fica no pé da cama e meu dedão ficou doendo. E depois, com o apertar do vento, aumentou o barulho de ondas quebrando na cabine de popa (que é uma grande caixa de ressonância).

Com esse corre-corre, o violão ficou de lado. Sinto meio triste por isso. Não, para satisfazer as dúvidas de vocês, eu ainda não toco nada.

Com o vento forte o gerador éolico tem funcionado bem... já vi que ele necesita de bastante vento para funcionar... isso deverá ser bom durante as travessias.

Acho que é isso, hora de encerrar o dia. Amanhã tem mais instalações.

2 comentários:

  1. Muito bom ver a evolução e a empolgação crescendo. Já dá pra sentir a proximidade da partida. Parabéns pelas listas e prioridades! Lembro que foi uma das primeiras coisas que perguntei, num comentário de um tempão atrás, se você tinha um cronograma.
    Olha que coincidência, eu pesquisei no Google Images sobre "leme de vento" pra tentar lembrar como é a peça, e o segundo resultado que cliquei caiu no próprio blog, neste post: http://projetosejogue.blogspot.com/2011/05/grandes-miudezas.html
    (legenda "Leme de vento Autohelm - circa 1978")

    ResponderExcluir
  2. Pois é Breu, tive que apelar para as listas de maneira mais organizada. tem muita coisa acontecendo simultaneamente no barco e era necessário algum controle e hierarquização.

    Agora fiquei meio surpreso com esses resultados do Google, acho que isso explica porque eu recebo visitas de lugares estranhos, como Lituânia, no blog ;)

    ResponderExcluir