Total de visualizações de página

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Garibaldo is dead, baby...

Pulp Fiction é recheado de falas sensacionais. Gosto muito da cena entre a Maria de Medeiros e o Bruce Willys que ela faz um monte de pergunta mas a coisa mais importante é que Zed está morto, seja lá quem seja Zed.

Vocês podem também estar perguntando quem é Garibaldo, Zed, ou pior ainda, que é Pulp Fiction. Para responder as duas últimas, assista essa obra prima do Tarantino. Agora a primeira é uma pergunta mais delicada.

Para os de vocês que são muito novos vale explicar que Garibaldo (aka Big Bird em inglês) era um dos personagens do programa Vila Sésamo (bem, se você também não sabe ou nunca ouviu falar sobre o que é Vila Sésamo, eu lamento). Pois bem, aqui na marina vive (ou vivia) um Blue Heron (a wikipedia explica que o nome em português é garça azul, mas não sei não). Desde que cheguei ele já andava por aqui. E essa figura, a quem apelidei de Garibaldo, dormia (e fazia as necessidades) em cima de um barco que eu dei a alcunha de "shit happens". Os blue herons são pássaros solitários que comem peixe. Ele não se assustava muito com as pessoas, no máximo se afastava. Claro que se você perseguisse ou corresse atrás dele ele voava e fazia uns grasnados altos.

Garibaldo. Foto by J


O shit happens andou uma época tão sujo que as pessoas começaram a falar em chamar a saude pública. Então o gerente da marina foi lá e deu uma lavada no barco. Acho que o Garibaldo não gostou muito e se esforçou para deixar as coisas como antes. Entretanto, no começo deste ano o dono do shit happens apareceu. E ele declarou guerra ao pobre pássaro. Colocou um monte de linha de pesca pelo barco para que o Garibaldo não pudesse pousar (o que eu acho justo). O problema é que ele começou a correr atrás do Garibaldo com uma mangueira de água e também com uns produtos químicos. E esse cara atravessava a marina para espantar o bicho, isso eu já achava demasiado. Um dia ele me falou que gostaria de dar uns tiros, nem que fosse de chumbinho, no pássaro, mas acreditava que o resto das pessoas da marina não iria gostar.

Ontem vi algo estranho boiando perto do outro trimarã. Quando prestei atenção vi que era o Garibaldo, inerte na água. Quero dizer, era um blue heron morto. Não sei o que aconteceu, mas desconfio que alguém perdeu a paciência com ele. Perguntei para o pessoal da marina e falaram que não, que era um outro pássaro e não aquele, disseram que no passado tinham três blue herons por aqui. E ainda vieram dizer que acham que o pássaro foi prensado entre o casco de um barco e o pier. Sei não... o garibaldo dava muito trabalho para o povo da marina que todo dia tinha que lavar os vestígios dele, ou seja, eles não vão sentir falta dele. Não posso acusar ninguém e não sei o que aconteceu exatamente. Contudo, hoje não vi nem sinal do emplumado.

Garibaldo abatido - i.e. natureza morta
Seja lá o que tenha acontecido com ele é triste. A J descreveu ele como "pura natureza em plena cidade". De fato era impressionante poder caminhar ao lado de um pássaro tão grande. Acho que para fazer isso no Brasil só indo na sessão de congelados do supermercado na época do natal e olhar os perus. Admito que várias vezes ele me assustou de noite ao me aproximar dele no escuro.

Dizem que pessoas ao morrer vão para o céu. Será que pássaros, que já voam, ao morrer também vão para o céu? Provavelmente devem ir para o céu do céu. Garibaldo, espero que vc tenha o descanso que não teve em vida.

De resto a semana aqui foi intensa. Além de ter aplicado quatro demãos de tinta nos armários e nos assentos, eu pensei muito esses dias. Uma das conclusões é que tenho a sorte de ter gente muito boa me acompanhando na vida. E nós não podemos esquecer disso e precisamos cuidar desses tesouros, com cariño.

O imediato voltou na quinta feira. Ontem ele saiu para comprar gás, comidas e peças enquanto eu pintava e lixava as coisas. Hoje teve mais pintura e ele se dedicou ao encanamento. Pela tarde fui tratar das portas dos armários e depois da parte elétrica. Terminei o trabalho super tarde, mas pelo menos consegui instalar a luz da mesa de navegação e as luminárias fluorescentes na cozinha e da área de navegação. De quebra eu conectei a luz na cama do imediato. As coisas estão bem mais brilhantes a bordo com móveis pintados e novas luzes.

Um comentário:

  1. Gariba era o zelador da marina..talvez mais presente e importante do que muitos ai com uma vida inerte. Triste noticia mesmo. Ele era incrível. Que seu céu seja repleto de peixes voadores!

    ResponderExcluir