Total de visualizações de página

domingo, 12 de fevereiro de 2012

A maratona do dia da marmota

Esse post será sobre coisas que me disseram em algum momento e que eu lembrei essa semana. Ou seja, não vai ser um diário de oficina. Como no fim de semana passado completei nove meses que cheguei aqui, esse pensamento ficou retumbando na minha cabeça.

Não sei se vocês conhecem (ou lembram) de um filme com o Bill Murray e a Andie Macdowell, de 1993, que já passou na Sessão da Tarde algumas vezes, chamado Groundhog Day (Feitiço do Tempo no Brasil - de acordo com o IMDB). Quando comentei com o cara da capota que eu já estava aqui há nove meses, ele me disse: "então imagino que você esteja vivendo um groundhog day." Ele não sabe o quanto o comentário dele foi preciso.

No filme, Bill Murray é um "moço do tempo" que é enviado para uma cidade do interior para cobrir a história de uma marmota (grounhog) que prevê se o inverno irá acabar ou não. Ele vai contra vontade e por uma dessas coisas do destino, todo dia na vida dele passa a ser igual ao outro: todo dia era o groundhog day. E ele fica preso enssa armadilha  deja-vuniana até conseguir fazer as coisas direito.

Ao contrário do que muita gente pensa, minha experiência aqui está muito mais perto do drama do Feitiço do Tempo do que longas (e merecidas) férias. Meus dias aqui seguem um rotieiro principal: reformar o barco. O resto das coisas que acontecem são apenas variações do mesmo tema: é terminar uma etapa, é descobrr que tem algo a mais para fazer, é esperar um fornecedor, comprar peça, etc. As coisas mudam muito pouco de um dia para o outro (no filme, inclusive, os dias do Bill Murray não era um iguais ao outro porque a cada dia ele tentava uma estratégia diferente).  Ele sabia que o que era feito em um dia não importava no futuro. Tem horas aqui que sinto isso, apesar de não ser verdade: que por mais que eu trabalhe hoje, ainda vai ter mais coisa para ser feita amanhã.

Esse processo cansa, já pensei algumas vezes em desistitr, confesso. Tive conversas longas com J sobvre isso. A ideia do sabático não era ficar estressado nem sofrendo com uma reforma. Afinal de contas já passei quase um ano aqui, estou longe da mulher que amo, gastei rios de dinheiro e ainda não comecei minha tão sonhada viagem. Entretanto, a esperança de que isso vai acabar, que o final da reforma está se aproximando, e que a tão sonhada viagem vai começar me dão forças para seguir adiante. Mas quero lembrar: isso não é uma promessa: se minha análise dos custos superarem o que imagino que será o meu retorno (e aqui não dá para falar de retorno financeiro poruqe ele simplesmente não existe) eu paro.

Nesse momento entra em cena outra coisa que escutei, para ser mais exato dita pelo Maurição em mnha despedida lá em BSB (há mais de um ano). Ele comentou comigo que a viagem de barco, principalmente se envolve reforma, é uma maratona. Se eu gasto energia (e recursos) demais na reforma, eu não chego na viagem. Por outro lado, se eu tento poupar (energia e recursos) na reforma, a viagem provavelmente nunca vai começar. Esse equilíbrio não é fácil e estou lutando para encontrá-lo. Já andei mais rápido e já andei mais devagar.

Então eu percebi que estou na maratona do dia da marmota. Apesar das coisas se repetirem, sigo insistindo, esperando que as coisas vão se acertar e o encanto vai acabar e o anjin (e sua tripulação) vai ser ver livre deste rio. As vezes me sinto como se estivesse andando em um labirinto... sei que existe uma saída mas não sei exatamente onde ela está nem quando iriei encontrá-la. Mas sou otimista e acredito que achar a saída é uma questão de tempo. Para compensar, sigo com minha perseverança (e, por que não, teimosia) e o apoio de vocês. Tenho também que agradecer ao imediato, que colocou a mão na massa e ajudou as coisas a andarem.

Queria escrever mais, mas meus dedos estão doendo, pois não temos aquecimento a bordo. A temperatura lá fora é de 8º, mas com o vento forte a sensação térmica é muito mais baixa. E já é a segunda noite nesse esquema... ontem fez 3º, mas a sensação térmica era de -5º. Hoje de manhã as coisas na geladeira estavam mais quentes do que a cabine do barco. Nós temos saco de dormir, mas ficar na cabine (e digitar) não é fácil. Boa noite para vcs!

3 comentários:

  1. Passei por um processo análogo, um sabático que foi interrompido por uma série de contra-tempos e por fim uma razão de força maior, que me fez "abortar" o "meu" ano. Comecei a desconfiar que deveria "encurtar" minha viagem uns meses antes, mas não por todas os fatos que encarei, antes pelo meu coração, que estava certo, minha mãe estava doente e precisava resolver questões pessoais antes de consolidar meu sonho. A questão financeira, claro, foram devidamente ponderadas. Mas aprendi que realizar um sonho não significa não atingí-lo, mas o maior aprendizado é que o caminho até ele é bem diferente do que imaginamos. Ficava pensando, "o que que a vida está querendo me ensinar???" Eu, engessada, era essa a sensação. Voltar atrás me soava como um pesadelo. E seria, de fato, se não tivesse realizado internamente as mudanças necessárias para evoluir, como é o caso da Marmota, no dia que ele realiza dentro de si a consciência, ocorre a libertação. Hoje, passado meu sabático, posso dizer o quanto me custou essa libertação e O QUANTO ELA FOI VALIOSA NA MINHA VIDA. Nada paga esse sentimento. Em relação ao dinheiro, ainda estou pagando alguns prejuízos que não contava que iria ter, mas tudo bem, estou pagando, feliz, com certeza, porque cheguei aonde queria, que era em mim mesmo... Se conselho fosse bom, a gente vendia, né? Mas não estou dando conselho, estou dividindo a minha experiência e entendo seu sentimento porque passei por ele.
    Naquele momento, fui buscar a resposta dos "gigantes" e de alguns "grandes", os conselhos foram:
    "Morre lentamente o homem que segue caminhos conhecidos." - Pablo Neruda
    "Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros".- Confúcio
    "Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho". - Clarice Lispector
    "Não se preocupe em entender, viver supera qualquer entendimento". Clarice Lispector
    "Não quero mais saber do lirismo que não é libertação." - Manuel Bandeira
    "Lutam melhor os que têm belos sonhos". Che Guevara
    "Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida". - Che Guevara
    "A persistência é o caminho do êxito". -Chaplin
    "As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras". - Nietzsche
    "Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira". - Cecília Meireles

    "For everything you have missed, you have gained something else; And for everything you gain, you lose something else. It´s about your outlook towards life. You can either regret or rejoice." - Anonimous

    "Todo dia corremos o risco de fracassar. A mágica acontece em um dia. Em outro não. Não é todo dia que é maravilhoso. O que seria um momento de glória? -Anton Tchecor (escritor) disse: NÃO EXISTE MOMENTO DE GLÓRIA. Existe Perseverança." - Fernanda Montenegro

    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".- Fernando Pessoa


    "If you are not falling every now and again, it´s a sign you are not doing anything very innovative" - Woody Allen

    O meu conselho, de uma rélis mortal que muito admira a coragem de vcs é: não desistam. Usem a criatividade e o bom senso. Talvez não seja possível realizar a travessia da forma como pensaram. Talvez tenham que reduzir ou mudar o trajeto. Mas tanto tempo e esforço não merece ser interrompido, a não ser que sua mãe esteja com câncer ou algo assim, como foi o meu caso...
    Pergunta para o imediato o que eu tatuei no meu braço durante a minha travessia pessoal...
    Ah, sim, para tudo há solução, sempre. Vocês conseguem, tenho certeza. Não deixe a ansiedade prendê-lo no dia da marmota. LET IT BE, LET IT FLOW e acima de tudo ACREDITE. Sem fé, não dá pé! Beijos e bons ventos!

    ResponderExcluir
  2. Pra onde o leme te levar, vamos juntos. Boa sorte e força aí. Outro dia estava dando mamadeira pra minha filha e eram umas 3hs da manhã. Qual fiilme estava passando? Grounhog day. Assisti um pedaço só. Mas lembrei do Breu, que me falou deste filme uns meses atrás. E eu já treinei durante 2 meses pra uma maratona. A analogia que vc fez foi perfeita. Não corri a maratona, mas levo comigo o aprendizado da ralação de treinos. Bom, sempre olho a web cam da marina torcendo pra ver a vela ou o spot vazio. Boa sorte nos trabalhos.

    ResponderExcluir
  3. Cosmopolitan, já pedi para o imediato te agradecer pelo apoio e frases. Concordo com o que vc falou, pois já vivi essas dificuldades que vc mencionou. Ter passado por esses perrengues foi uma das razões que impulsionou a chegar até aqui. Agora vc tem que convir que durante a travessia é muito dificil ver o valor do que estamos fazendo e tem horas que as frustrações são imensas. Mas ainda tenho forças.

    Fosgate, vc tem sido um grande seguidor. Vc não sabe como posts como o seu e o da Cosmopolitan são importantes para a moral e esperança. É um sopro de vitalidade.

    ResponderExcluir