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domingo, 11 de setembro de 2011

Drops!

Dormi muito bem de quinta para sexta.

anjin praticamente não balançava na vaga. Os milhares de barulhinhos que me deixaram meio preocupado foram considerados normais pelas pessoas com quem conversei. Isso em deixou relaxar.

No café da manhã da sexta descobri que ainda tinha umas bananas dentro do barco. Aqui nos EUA eles são muito bolados com bananas e barcos.s Dizem que dá azar, assim como passar por baixo de escadas e gatos pretos. Para não dar mole, joguei as bananas fora e fui comprar mais diesel para o teste do motor na água com o mecânico e depois para levar o barco para a nova marina.

O mecânico chegou às 0830, deu uma olhada na instalação. Às 0900 nós (o mecânico, eu e o David - um cara que contratei para me ajudar) já estávamos navegando pelo canal de Port Canaveral entre transatlânticos e barcos de pesca. anjin deslizava facilmente pela água, as ondas dos barcos menores não faziam os 3 cascos adernarem. Isso me deixou empolgado. Sair a vaga não foi dificil. O único problema foi que o barco não estava atingindo a velocidade máxima. Ao acelerar o máximo o motor acabava desacelerando. O mecanicmo descobriu que uma mangueira tinha uma rachadura que deixava entrar ar no sistema. Na marcha lenta isso é imperceptível, mas ao acelerar aumenta a entrada de ar e a rotação variava. Ele trocou a mangueira e recomendou trocar todos os filtros de combustível novamente pois os sintomas eram de problemas na alimentação.

Ao voltar para o estaleiro encontrei com o Joe que me acompanhou até a marina nova. Deixei meu carro por lá e aproveitamos para ir em um centro de reciclagem levar sucatas da reforma do anjin. Interessante o processo, principalmente com minha visão de curioso por reciclagem. Para materiais mais nobres (caros) como bronze e aço inox os itens são pesados em uma balança industrial. Para metais normais eles pesam o carro na entrada e na saída! E te pagam pela diferença de peso. Já que falei de supersitções, comecei a ver uns love bugs naquela parte da cidade. Ver esses insetos me pareceu a sinalização de uma fase... será que minhas fases aqui começam com eles?

De volta ao estaleiro começou a nova fase. Soltamos as amarras pouco depois das duas da tarde. Tivemos que parar para esperar pela primeira ponte móvel. Depois tivemos que parar para esperar a eclusa abrir, amarrar o barco, esperar o nível da água subir, aguardar autorização e entrar na laguna. Tudo isso com velocidade baixa por causa dos peixe-boi. Barcos não podem andar rápido para evitar ferir os peixes boi. O motor funcinou sem problemas.

De qualqur forma, em um dado momento houve uma pequena explosão na frente do casco de boreste (direita). Pensei que a fibra tivesse quebrado ou algo do tipo, isso me deixou muito preocupado. O David me tranquilizou. Apenas assustamos um peixe-boi que rapidamente submergiu, levantando água com sua cauda. Ufa, que bom. Estavamos muito devagar para ter machucado o bicho e a proa do barco é arredondada.

O problema foi que andar devagar nos fez chegar atrasado na segunda ponte. Eu não sabia (e o David não lembrou) que tem uma hora limite para passar pela ponte (até as 15:10). Chegamos faltando 5 mintuos para o prazo, mas a operadora falou que não daria mais para interromper o fluxo do transito. Por isso tivemos que esperar 3 horas até que ponte pudesse ser elevada novamente, às 18:00. Ancoramos o barco em uma bifurcação do canal e passamos horas falando sobre amenidades, pesca, reforma de barco e de casa. E toda hora passava alguém de barco e perguntava se estávamos bem. Até o mecânico que no viu da estrada mandou um sms perguntando se tinha acontecido algum problema.

Às 1759 a operadora interrompeu o trânsito e mandou nos aproximar. Ao sairmos do canal onde estávamos encontramos uma tempestade... Vento forte, chuva que doia no rosto e uma visibilidade de menos de 10 metros... mal enxergávamos os sinais das bóias. Passamos por baixo de outra ponte e passamos a ter o vento de cara. Resolvi acelerar pois o vento estava forte e ali não tinha mais a restrição para peixe-boi. Infelizmente ao acelerar o motor o problema de redução de velocidade voltou. Assim, ao invés dos 5 - 6 nós que estávamos indo antes passamos a velejar a 3 - 4.

Para nossa sorte estava acontecendo um happy hour na marina, por isso haveria pessoas disponíveis para nos ajudar a atracar. Comuniquei minha chegada pelo canal 16 do rádio e ao chegar perto da marina deu para ver 3 pessoas me esperando, apesar da chuva. Achei isso auspicioso.

Claro que as bananas resolveram cobrar seu preço. Ao chegar perto do cais o motor parou de funcionar. E o vento foi nos levando para cima de outros barcos... caótico. O motor pegou cada vez que eu liguei, mas bastava eu engatar a marcha que ele morria. Descobri que ao engatar a ré ele segurava a rotação por alguns segundos antes de morrer. Assim, com uns 4 liga e desliga, consegui chegar no cais. anjin completou sua primeira "travessia"... meras 7 milhas, mas para mim isso foi emblemático.

O problema dessa marina é que a vaga onde estou é muito exposta e o barco é jogado contra o pier, seja pela mudança de vento ou por barcos grandes que passam perto. Para piorar o pier é sustentado por uns pilares de madeira. Como resultado as defensas teimam em sair da posição e o barco fica roçando na madeira. Ao invés de usar defensas redondas que são melhores para os cascos laterais do trimarã eu usei umas defensas normais na posição longitudinal. Mas ainda assim várias vezes eu tenho que sair e ajustar as amarras ou das defensas.

Depois de atracar fui levar o David de volta ao estaleiro... uma chuva fortissima.. eu estava todo molhado e com frio.  Parei para comprar comida e fui direto para o barco. Me sequei, comi e fui dormir.

O sábado amanheceu sem sinais da tempestade do dia anterior. Fiz meu check-in. A senhora que me atendeu é velejadora e passou horas me explicando o que tem por aqui por perto, o perfil dos supermercados, mecânicos etc. Impressionante. Ela me falou umas coisas que eu não fazia ideia apesar dos meus 4 meses por aqui. Tenho certeza que vou aprender muito nessa marina com esses velejadores mais experientes.

Renovei o aluguel do carro pela última vez. Como aqui tem ônibus na porta e comércio atravessando a estrada, vai dar para deixar o carro de lado. Que bom, esse é um custo fixo alto que tenho por aqui, mas lá no estaleiro era fundamental.

No resto do dia fiquei cochilando, arrumando defensas, limpando o interior do barco, amarrando coisas e começando a reisntalar o inversor.

Uma outra coisa boa daqui é que a conexão internet é melhor. Deu até para falar com J com vídeo. Depois eu saí para explorar o centro da cidade. É claro que a maldição USA me atacou novamente e o único lugar que consegui para jantar (as 22:00) era um restaurante italiano com karaoke. O engraçado é que a idade méida era beirando os 60 anos, assim as músicas que a galera cantava eram todas old school. E o(a)s coroas cantavam bem. E ainda escaldaram o cara mais novo que "tentou" cantar. Às 2315 tentei ir para um pub que tinha rock e ao chegar lá a banda já tinha encerrado... resultado, fui para cama compusloriamente.

Na manhã do domingo tive uma longa conversa com o Chris, que é um especialista em mastreação e mora aqui na marina. Ele me deu um monte de dicas sobre assuntos diversos. Essa convivência é importante. Lembrei quando comecei a mochilar na Europa em '96... no começo da viagem eu estava verde, verde, mas depois de 10 semanas já estava dando aula. Espero que o mesmo aconteça aqui, mas torço que a curva de aprendizado seja mais rápida.

De tarde fiquei arrumando umas coisas dentro do barco, respondendo e-mails e atualizado a contabilidade. No final do dia com o sol mais fraco fui mexer nos filtros... estou com dúvida se o registro de combustível está funcionando mesmo, pois equanto tirava o filtro não parava de sair diesel. Talvez seja só o combustível dentro do filtro e na tubulação. Como começou a ficar escuro recoloquei o filtro e sigo amanhã.

E assim foi meu primeiro fim de semana transportando pelo anjin. Que venham outros, e em novas localizações.

3 comentários:

  1. Feliz aqui por você, MP, muito feliz =) Abraço saudoso, F

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  2. Legal o relato da primeira viagem. E muito bom que tenham acontecido os probleminhas logo de cara, assim dá tempo de investigar resolver tudo.

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  3. Valeu guys, devagar a gente vai indo. Mas não pode ser tão devagar pq tenho que terminar essa reforma ainda esse ano!

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