Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dois para frente, um para trás

Acho que já usei esse título em um post anterior, mas (re)escrevi isso porque ele foi dito hoje pelo eletricista. É inegável que o barco avançou muito nessas duas semanas, mas nesses últimos dois dias rolaram uns retrocessos que diminuem o brilho das vitórias.

Vamos começar pelas coisas chatas. A novela do motor está quase encerrada, infelizmente com mais um capitulo decepcionante. Depois de consertar o alternador e eu o colocar no lugar, o mecânicou finalmente veio fazer a instalação. Descobriu que o regulador estava quebrado. Como o barco tinha dois reguladores (o motor tinha um outro alternador, mais pontente, instalado que também não funcionava) o mecânicou levou os dois para ver se dava jeito. Infelizmente ele me ligou hoje dizendo que não tinha conserto. Não me surpreende. Como J falou essas coisas são sensíveis e provavelmente estariam comprometidas. Vou comprar um mais simples, da mesma marca, para evitar ter que trocar ainda mais peças. O mecânico irá aproveitar para verificar a fiação atual e simplificá-la.

O imediato conseguiu remover o outro painel solar hoje. Esse também não funcionava. Devia gerar pelo menos 17 volts. Um gerava 12 e o outro gerava 10. O eletricista falou que eu posso tentar abrir e descobrir qual conexão está com defeito e consertá-la. Mas não é garantido que eu vá localizar o problema e muito menos consérta-lo.

Para completar umas meia vitórias: uma das luzes internas do barco acendeu, mas só acendeu a luz vermelha (barcos geralmente tem um circuito com luzes vermelhas para uso noturno e luzes brancas normais). Um dos leds brancos da luminária estava queimado, por isso só funcionava a luz vermelha.

Percebi hoje que comprei o modelo da bussola errado... o site da Defender não tinha uma boa descrição o que me levou a pensar que fosse  uma bússola de painel e de antepara. Só hoje, falando com o serviço de atendimento ao cliente que descobri que é um ou outro. Vou ter que enviar de volta, comprar uma nova e aguardar o reembolso.

Os instrumentos de navegação foram instalados. Aleluia!!! A sonda e o velocimentro funcionam. Infelizmente o indicador de vento se recusou a funcionar. O eletricista disse que existe um curto em algum lugar do mastro. só para lembrar que o sensor está lá na ponta, a 15 metros de altura. Vai ser preciso ver o que está acontecendo.

Os pontos positivos é que as luzes de navegação já estão no lugar; o imediato conseguiu desmontar o resto das peças que ainda estavam dentro da geladeira; e ontem ele deu um mergulho para limpar o casco e tirar a parte superficial do limo e sujeira aderida.

Nesse meio tempo estou removendo fios velhos da cabine de popa... tentando simplificar as coisas. Outra tarefa importante é ver o que ainda resta por fazer. O barco agora tem uma tomada 110 V lá atrás e recebeu novos fios para o painel solar traseiro. Ontem o eletrolento fez 5 furos grandes no barco (além dos vários furos pequenos que ele já fez para passar fios). Foram os furos para passar os instrumentos. Uma dor no coração a cada furo. Pelos menos tudo saiu bem e hoje de manhã eu vedei os furos com silicone.

Ontem meu primo me passou o layout do nome anjin. Quando bater o martelo eu passo para vocês. E hoje eu enviei os documentos para consularizar no departamento de estado dos EUA e da Flórida. Preferi fazer isso do que enviar para o consulado. O departamento de estados dos EUA cobra 8,00 por documento, o da Florida 10,00 e o consulado do Panamá 50,00. Espero qeu tudo corra bem e sem nenhuma surpresa.

Nesse fim de semana postarei algumas fotos!

Agora entrou um vento norte e o barco começou a balançar forte. Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário