Nos últimos dias andamos, o imediato e eu, envolvidos em preparar inúmeras listas de atividades e de compras para terminar a reforma. Ele alugou um carro para facilitar o processo pois a bike furou o pneu na quinta feira. Convenhamos que a bike também não daria para carregar tudo o que precisamos.
A sexta feira foi um dia com bastante vento. O gerador eólico não parava de girar com os ventos fortes que tinham inciado na quarta à noite, isso me deixava preocupado. O aparelho é dotado de um freio que o impede de girar quando o vento está forte demais, mas como o conjunto ainda não estava conectado à bateria, o freio não funcionava. Só hoje, no domingo de manhã, foi que o vento deu uma trégua e consegui fazer as conexões necessárias para acionar o freio.
Na sexta feira o Cérebro, Pinky e o novo assistente vieram aqui. Os dois primeiros saíram logo, mas o assistente ficou aqui montando e desmontando a roda do leme e vendo o local para o suporte do motor do piloto automático. Estou até meio precupado se ele vai conseguir remontar essa roda direito. Nesse dia tentei recolocar o cabo do leme pela plataforma de popa mas o barco balançava muito e as ondas não facilitavam o serviço. O leme sem um dos cabos de fixação batia de um lado para o outro e arriscava prender minha mão. Em prol da segurança deixei isso para outro dia. Consegui recolocar o cabo ontem de tarde, mas descobrimos que o leme está fora de centro, o assitente não colocou o cabo no lugar certo. Já vi que vou ter que me pendurar na popa do barco para soltar o parafuso mais uma vez para poder centrar o sistema.
Depois que o assistente saiu eu fiquei instalando uma mangueira para a bomba de porão de emergência e fiquei trabalhando em umas tomadas. O processo de colocar a mangueira não é muito simples porque é uma mangueira reforçada de 1,5
polegadas, colocada em lugares apertados - e de quebra eu precisei colocar uns angulos para canalizá-la. Para sua informação: o barco tem 4 bombas de porão: uma no compartimento de proa para esgotar água do chuveiro e do compartimento da âncora, duas no compartimento central: uma pequena para uso quotidiano e uma de grande volume para caso de emergência. Além disso, tem mais uma bomba no compartimento do motor.
De noite aproveitamos que estávamos com o carro para resolver umas coisas. Mostrei ao imediato o estaleiro onde morei até colocar o barco na água. Jantamos em um restaurante no porto e fomos comprar material elétrico e hidráulico no Home Depot e depois compras no Wal Mart. A maior parte das compras foi para o barco: galões para diesel, combustível, água, coisas para a cozinha, oleos lubrificantes, aditivo para combustível e uma furadeira sem fio. Voltamos tarde.
No sábado o cara da fibra veio aqui enquanto o imediato foi assitir o lançamento do Curiosity - um foguete com destino a Marte. Eu assiti o lançamento do convés do barco. Com o Joe discutimos a instalação do suporte do motor e resolvemos adotar um caminho diferente do sugerido pelo novo assistente do Cérebro. Depois seguimos com os reparos do casco.
Na tarde de sábado fomos consertar o pneu da bicicleta, depósito e depois no mercado. O final do dia foi dedicado a arrumar coisas que trouxemos do depósito nos cascos laterais. De noite testamos todas as luminárias e ficamos no barco conversando, fazendo uma análise dessas duas semanas e preparando um plano de ataque para os próximos dias.
Hoje coloquei silicone em duas gaiutas da cabine de popa que estavam entrando água. Desmontei duas tomadas no cockpit, lixei a madeira e selei tudo com silicone. Infelizmente uma das tomadas novas não coube na caixa plástica e terei que resolver isso amanhã. Ademais eu fiz a conexão do gerador éolico que mencionei de no começo do post e instalei 3 extintores de incêndio no barco: um na cabine onde estou (onde tem uma bancada de trabalho) outro na mesa de navegação e um na cozinha.
Felizmente nossos ânimos estão altos. Vamos tentar dar uma raça essa semana e ver se conseguimos terminar o máximo de coisas possível para ter o barco velejável no final dessa semana. Isso não significa que já vamos partir, mas que já poderemos dar umas voltas pelo rio.
Saludos,
Nenhum comentário:
Postar um comentário