Total de visualizações de página

domingo, 20 de novembro de 2011

Preparando a contagem regressiva

Hoje decidi que vou começar uma contagem regressiva. Necessito uma data para dar o ultimato aos prestadores de serviço. Escolhi o final do mês. Vou fazer pressão dizendo que partiremos na semana que vem. Quem sabe assim eles se mexem. Já aviso que isso funcionou quando fui colocar o barco na água. E o cara do plástico já me explicou que a prioridade é para barcos que estão de partida.

Bem, nesses últimos dias houve progressos nos eletrônicos. Na sexta foram ligados os medidores de velocidade do barco, de vento e de profundidade. Infelizmente o de vento não funcionou. Não era problema no painel, mas em alguma parte do mastro. Por isso ontem eu passei duas horas pendurado a mais de quinze metros de altura testando partes. Descobri na primeira viagem ao topo do mastro que a lâmpada de deck que o eletricista trouxe estava queimada (ainda bem que eu testei antes de subir). Na sequencia descobri que a luz de motorização não estava funcionando porque o interruptor foi conectado ao fio errado. O eletrolento disse que eu coloquei a etiqueta errada no fio (eu acho que ele se enganou). No final da primeira viagem eu removi o sensor do topo do mastro e o trouxe para baixo para testá-lo (e ele funcionou), logo o problema estava no cabo do sensor. Solução, subsituir a parte do cabo dentro do mastro. Desligamos as conexões e prendemos um fio de nylon na ponta inferior do cabo. Fui outra vez até o topo do mastro e puxei todo o fio. Antes disso eu passei uns vinte minutos brigando para remover uma borracha de vedação. Depois prendi a ponta do nylon na extremidade do cabo novo e o imediato puxou o cabo de volta. Reconectei o sensor no topo do mastro e voilá, o indicador de direção e velocidade do vento começou a funcionar. Fiquei com o joelho doendo depois dessa aventura, pois para me manter no lugar precisei travar o joelho embaixo de um brandal (cabo que sustenta o mastro lateralmente). Na hora da descida ainda perdi o meu chapéu... o vento levou e a rainha das aguas aceitou. Mais tarde descobri que o problema do cabo foi causado quando colocamos os parafusos do suporte do radar e inadvertidamente o furamos. Veja detalhes nas fotos a seguir:






Na sequencia o radar também não quis funcionar. O eletricista começou a dizer que o cabo também devia ter estragado na instalação do radar. Mas depois ele descobri que foi uma barbeiragem do eletrolento que não encaixou bem uma conexão. O sistema de navegação é integrado com os instrumentos do barco (isso é bom, mas ao mesmo tempo me preocupa no caso de falha). O GPS "dialoga" com os instrumentos do barco, piloto automático e com o radar e todas as informações podem ser apresentadas em uma única tela. De quebra tem vários manuais para aprender a usar o sistema da Raymarine. Bem, mas um passo de cada vez. No começo ele vai ser só um GPS de luxo com tela grande. A tela foi instalada em um suporte móvel na entrada do barco, dessa forma ela pode ser basculada para o cockpit ou para a mesa de navegação. O VHF já está funcionando e eu instalei uma lampada na popa do barco. Agora só falta a luz de deck e a de proa.

Na sexta feira eu removi as luzes internas no barco. Descobri, para minha tristeza, que todas as luminarias com luzes bicolores tinham pelo menos um led queimado. Isso deve ter sido causdo por algum dos raios que atingiu o barco durante os anos que ele passou abandonado aqui no rio. O eletricista levou uma das luminárias para ver se tem conserto. O marceneiro me ligou dizendo que as portas estão prontas. Como não dá para ir buscá-las de bicicleta, ele falou que vai trazê-las quando vier para essas bandas, só não pode garantir uma data.

Na sexta levei cano do Cerebro, do cara da fibra e do mecanico que vinha instalar o regulador novo. Por isso que tenho que começar a contagem regressiva. Além disso, os eletricistas precisam do gerador eólico instalado para fazer as conexões e eu preciso do piloto automático.

Devolvi a bússola e encomendei outra. No sábado de manhã fui pegar umas encomendas na West Marine. No final do dia ficamos limpando o barco que esava bem sujo com tanta madeira furada e restos de fios. Na noite de sábado fui com o imediato jantar e comemorar os resultados da semana. Comi muito e fiquei empapuçado com a cerveja. Voltei cedo para o barco.

Hoje fiquei respondendo e-mails e esperando respostas de sms que nunca chegavam. Então fui fazer coisas práticas como revomover fios do compartimento do motor, inspecionar o espaço da geladeira. Descobri um pequeno vazemento no sistema de esgoto da pia da cozinha. Precismos consertar isso antes de partir. E gastei muito tempo tentando fazer o acendimento eletrico do fogão funcionar. O fogão está funcionando, mas só liga com fósforo... o botão de acendimento não está respondendo, apesar de eu ter instalado uma caixa de pilha nova nele. No final da tarde removi as ferragens de sustentação das redes e depois, com a ajuda do imediato pegamos as medidas para encomendar os novos cabos. Deixei tudo com a mulher do rigger.

O imediato tirou o dia de folga. Está certo, afinal essa batalha é minha, ele é o coadjuvante. Achei até engraçado ele comentar comigo como ele fica impressionado com o brilho que surge nos meus olhos quando eu falo da viagem e da energia que eu tenho para tocar essa reforma.  No finalzinho do dia ele me chamou para ir assitir um showzinho de rock promovido por um grupo de motociclistas locais. Na verdade era um encontro e motociclistas "da melhor idade", tinha até bingo, mas todo mundo com Harleys e roupa de couro. Foi bom escutar os tiozinhos tocando R&R, não só dos anos 60 e 70, mas também  dos 80 e 90.

Agora no final da noite fiquei separando umas fotos que colocarei em outros posts.

Dedos cruzados galera, a hora está chegando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário