Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Engrenando?

Obrigado pelo apoio recebido nesses ultimos dias sobre meu ultimo post. Como falei, não é nada para desespero, somente para entender o que acontece por aqui.

Já que eu falava de desespero, a boa notícia é que os eletricistas apareceram aqui ontem, aleluia. Para falar a verdade, apareceu até mais gente que eu imaginava. O Cérebro apareceu para pegar o motor do piloto automático e mais tarde o novo eletricista e seu assistente deram as caras novamente. Passaram duas horas examinando a instalação elétrica, verificando fios, testando a corrente. A boa notícia é que eles parabenizaram a instalação elétrica do barco qe segundo eles foi, na maior parte, bem feita. Com isso eles disseram que dará para fazer o serviço de maneira mais rápida.

Na manhã de ontem eu passei uma parte considerável do tempo arrumando a cabine de popa. Mas para variar, sempre existem os problemas. Os eletricistas disseram que estariam aqui as 0900 e só apareceram às 1400. E eu fico de bobo esperando alguém aparecer e sem poder sair. A mulher do sofá bateu todos os recordes de cano, pois não deu as caras desde que cheguei, apesar de ter passado na loja dela na terça passada. Tudo bem que ontem eu, preocupado com a parte elétrica, esqueci de falar com ela. Hoje pela manhã ela me garantiu que estaria aqui mas não apareceu, mais uma vez. Também levei um cano do cara da fibra, que não pode vir ontem por causa da chuva mas hoje não deu as caras, apesar de ter dito ao telefone que viria aqui. Além disso, o mecânico novo ligou pedindo desculpas porque as peças não tinham chegado. Ou seja, fiquei por conta da parte elétrica.

O assistente do novo eletricista passou o dia no barco. Colocou a fiação para duas bombas de porão, para a geladeira e fez a central de gás funcionar. Queria que fosse mais rápido, mas paciência (para mim). Olhando depois que ele saiu não gostei da posição em que ficaram os novos fios, ficou um lance meio estranho, no meio da antepara... veremos o que fazer depois.

Pensei que minhas compras já estavam terminadas mas esqueci que ainda precisava comprar uma bússola, bomba de pressão para água doce, tanques e um suporte para o radar. Também comprei um casaco a prova dagua novo pois o meu anterior, por armazenamento incorreto, perdeu a impermeabilização. E por experiência própria sei que um bom casaco vale ouro. Se fosse velejar mais ao sul, compraria um casaco profissional, mas como a maior parte do trajeto será em águas tropicais eu comprei um bom casco offshore da Helly Hansen.

Também recebi notícias boas sobre a tripulação. Acho que em breve teremos mais uma pessoa a bordo. Isso também deverá ajudar a reforma e à data de partida.

Por falar em partida, tem soprado um bom vento de manhã e o trânsito de barcos no rio velejando ao sul é enorme. Só ontem 8 barcos passaram a noite na marina indo para o Sul. Hoje foram 4. Barcos chegam no final do dia. A tripulação sai para jantar nos restaurantes aqui perto, usam as máquinas de lavar e secar e partem cedo no dia seguinte. Quero fazer logo isso. A maior parte delas vai para Key West ou Bahamas. Alguns se aventuram mais longe, para o resto do Caribe. Outros não passam de Miami. Vale explicar que esse "trânsito" aqui se deve ao fato do rio aqui ser um trecho da Intracoastal WATERWAY (vc estava certa, J). Mais info aqui. A ICW é uma boa maneira de evitar as correntes e ondas do mar (mas como eu falei, aqui no rio certas horas rola ondas ruins). O problema é que tem algumas pontes que dão trabalho para os veleiros. Outro fator que explica esse fluxo ampliado de embarcações é que para efeitos de seguro já acabou a temporada de furacões.

Mas meus primeiros testes serão por aqui, na ICW. Espero em breve poder escrever um post sobre isso.

Ah, e gostaria de agradecer a Pasqualibreu por apontar minha ignorância e ter maltratado os olhos de vocês escrevendo marcineiro ao invés de marceneiro.

Abraços,

MP

Um comentário: