Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Motor outra vez

Boas notícias. O motor voltou a funcionar. O mecânico passou o dia remontando o motor. Infelizmente não deu para achar arruelas de nylon do tamanho e espessura necessárias para o motor. Então a solução foi usar arruelas de uma liga dourada e pintadas para evitar que se deteriorem novamente. O mecânico disse que deu uma limpada na arruela antiga e concluiu que ela era de alumínio. De acordo com ele o alumínio reage mais com o aço do bloco do motor que essas ligas douradas.

Quase todo o óleo foi removido do porão (como tinha muita sujeira embaixo do motor a bomba entope toda hora e a retirada final tem que ser manual). A mangueira foi trocada, bem como os terminais e uma braçadeira foi posta para aumentar a segurança do sistema. Todo o fundo do motor foi pintado com uma tinta emborrachada, para selar o metal e evitar ferrugem.

O mecânico ficava lá em baixo e eu ficava no cockpit levantando e abaixando o motor até conseguir chegar na posição correta. Após desmontar o suporte, apliquei uma amada de resina na madeira exposta do buraco para evitar inflitrações. No final do dia o motor foi ligado e aparentemente nenhum vazamento surgiu. Mas ainda tem coisa para terminar: é preciso tapar o buraco por onde o motor foi içado, verificar o nível do óleo novamente, recolocar o piloto automático no lugar e fazer um teste com o barco no rio.

De resto não teve muita coisa por aqui, só uma chuva incessante ontem à noite e que está se repetindo agora de noite. Descobri que os moitões que comprei para o screecher (a vela para ventos leves) não vão funcionar pois os postes do púlpito de proa (a estrutura metálica na frente do barco) são grossos demais. Tenho que pensar em outra solução.

Um problema com essa chuvas são os insetos que aparecem logo em seguida. Eles chegam voando, perdem as asas e começam a tentar entrar no barco. Alguns parecem formigas gordas, mas outros eu acho que são cupins. Não quero esses clandestinos famintos em meu barco de madeira.

Ontem fui no mercado correndo, antes da chuva começar a cair. Consegui ir e voltar antes da chuva, mas para compensar esqueci de comprar um monte de coisa. Também inventei de assar um bolo. Tudo ia bem até a hora que fui colocar a assadeira no forno. A equação assadeira muito cheia mais fogão que balança pode dar resultados ruins. Dito e feito, caiu massa dentro do forno (que já estava pré-aquecido) e rapidamente ela começou a queimar, soltar muita fumaça e grudar em tudo. Tive que parar a sessão cozinha, esperar o forno esfriar, limpar tudo, esfregando bastante. Demorou um bom tempo mas consegui limpar o forno e assar o bolo.

Ontem na hora do almoço fiquei separando as cartas náuticas que comprei. As cartas são bem grandes para minha mesa de navegação compacta. Pensei que bastaria dobrar na metade mas vou ter que fazer uns experimentos de origami para ver como trabalhar com elas. Organizei as cartas de leste para oeste... também descobri que umas duas ou três cartas que comprei não parecem ser muito úteis e que também estão faltando umas cartas, mas isso dá para resolver depois.

Prioridades agora: testar o barco e terminar o motor, resolver os cabos do screecher, pegar cabos na veleria, terminar os itens de acabamento, fixar os fios pendurados, terminar a instalação do acendedor de cigarros, colocar a buzina, fechar o painel elétrico, jogar coisas fora, fazer compras, arrumar o barco. Incrível como essa lista de coisas nunca diminui!!!

2 comentários:

  1. Vale! Como sabe, a preparação da minha aventura também tá sendo finalizada. O meu "lançamento" tá marcado pra 5 de junho, de repente o seu vai acontecer por aí.
    Uma pequena observação: essa sua barbicha me lembrou o arquiteto brega modernoso Falcão ou ainda o Rodolfo Lucena colunista da Folha hahaha Mas fica tranquilo, você é mais charmoso do que os dois juntos. Sei que aí tem uma pontinha de influência do grande, eterno e maior zagueiro rock and roll de todos os tempos, ALEXI LALAS!!! (Oh wait, ele tirou a barba e virou homem sério! OMG!)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    Tenho as cartas de naveg. em formato BSB e as pilot charts dessa região. Se tiver algum interesse para si contacte-me para ironneves@gmail.com
    Continuação de boa faina

    ResponderExcluir