Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Novos problemas

Aqui estou pagando minha língua. No mesmo dia em que escrevi sobre barcos velhos com velhos problemas e problemas novos, me apareceu um problema novo. Misteriosamente todo óleo do motor  sumiu. Fui checar o nível na vareta e ela estava seca. E eu tinha olhado o nível antes de ir para o estaleiro e estava normal. Surpreendentemente o óleo foi parar no porão do barco!!!

Pensei que o óleo tivesse vazado pelo filtro ou pela própria vareta do nível, mas consegui falar com o mecânico na quinta que pediu que eu completasse o nível do óleo novamente para ver o que acontecia. Pois bem, o motor ligou sem ruídos estranhos mas o óleo, aos poucos, sumiu. Provavelmente deve ser algum bujão solto no  fundo do motor ou um buraco causado por ferrugem.

Para descobrir o que aconteceu exatamente vai ser preciso levantar o motor. Por isso esvaziei a cabine de popa abrindo espaço para os mecânicos colocarem ferramentas e peçase e dei uma esvaziada no cockpit. Para terminar o quadro, passei o final da tarde de domingo desconectando mangueiras do motor. Também desconectei o motor do piloto automático. Teve coisas que não consegui terminar por falta de ferramentas - que já estão na lista de compras.

Na quarta feira passada o "Eletricista Novo" veio aqui no barco e encerrou a novela do piloto automático. Paradoxalmente foi mal ele resolver o problema que eu tenho que tirar o motor do piloto para que os mecânicos possam trabalhar melhor no motorzão... é despir um santo para vestir outro, impressionante. Mas voltando à história do piloto automático: o Cérebro passou semanas e não conseguiu fazer o controle remoto do piloto automático funcionar. O Eletricista Novo olhou as conexões e já apontou o problema: faltava um cabo extra para alimentar os dados para o transmissor receptor do controle remoto. De quebra ele ainda identificou que o Cérebro não tinha conectado o cabo de força incorretamente e isso causaria o funcionamento errático do piloto (provavelmente nas horas com mais ondas e desespero).

O mecânico deveria ter aparecido aqui hoje, mas ainda está enrolado em outro barco. Talvez amanhã. Espero que ele apareça logo porque a temporada de furacões está se aproximando (de novo).

Nesse meio tempo voltei a trabalhar no interior do barco. Recoloquei a lâmpada fluorescente da cozinha que tinha quebrado (recebi uma nova na garantia), instalei luminárias na bancada de trabalho na proa e na minha antiga cama, instalei 4 ventiladores e no final do dia fiquei tentando testar a buzina que veio no barco. Ainda está na caixa, mas aparentemente não funciona.

Amanhã, se o mecânico não aparecer, devo terminar essas últimas coisas da parte elétrica, que não são fundamentais e estava deixando para fazer mais adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário