Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Finde

Esse fim de semana foi de muito calor.

Trabalhei um bocado no barco no sábado. O cara da geladeira apareceu aqui para dar uma última olhada antes de encomendar o material. Chegando aqui ele ficou com receio da placa não entrar pela tampa da geladeira. Depois eu fiz um modelo com uma folha de papelão e aparentemente cabe. Mas não sei se, quando for a placa de verdade que tem 6 cm de espessura, vai funcionar... o pedaço de papelão é bem mais fino que isso. O técnico ficou de passar na segunda para dar uma olhada.

Maior parte do tempo do sabadão eu passei no calabouço (compartimento do motor). Para ganhar tempo (e reduzir a conta do estaleiro) eu fui removendo tudo que fica no caminho do eixo, para que ele possa ser removido. Mangueiras, escapamento, tubos. Marquei as coisas com fita para saber onde re-encaixar tudo e tirei umas fotos para guiar o processo.  Depois fiquei analisando o emaranhado de tubos e conexões por lá. Tinha muita coisa que dava para fazer de maneira mais simples, pelo menos assim eu imagino. O importante agora é entender como funciona. Uma hora dessas vou fazer um mapa da tubulação e tb do sistema elétrico (mas esse me parece inexpugnável).

Depois foi hora de limpar o resto das cracas do eixo... pelo menos eu sai do calor da cabine de popa e fui para a sombra embaixo do barco. Com um formão eu fui removendo as cracas que tinha sobrevivido ao spray de 4000 psi (a pressão média do pneu de um carro é 30 psi, para vcs compararem). Mas é um trabalho chato... fica voando um monte de casca em cima da gente e uma são bem duras. Meu plano é remover o eixo para que o balanceamento e alinhamento seja verificado. Depois ainda coloquei o hélice novo no eixo para ver o encaixe. Aparentemente está certo, falta uma chave e não vi nenhum pino de segurança qu evite perder o hélice.

O resto da tarde foi frustrante. Mais uma vez fiquei tentando desatar o nó que existe no cabo que segura a bolina... passei mais de uma hora e meia brigando com o nó, usando duas chaves de fenda e um alicate. Só consegui estragar o cabo e ficar sem paciência. Quando me flagrei xingando o cabo, percebi que era hora de parar.

Fui na loja do estaleiro e comprei uma cerveja. Foi a primeira que tomei desde que cheguei aqui. Deitei, fiquei de barriga para cima olhando o céu, sentindo o vento de fim de tarde. Aproveitei para mandar uns SMS para o Brasil.

No finalzinho do dia coloquei WD nas ferragens para facilitar soltar as peças do mastro... terça feira a jaqueira vai ser removida.

No domingo fez calor demais. Aproveitei para ficar no ar condicionado (fraco) fazendo a contabilidade. Gastos mais altos do que o previsto. O lado bom é que ainda não fiz esses gastos, mas estou vendo no horizonte eles se aproximando. Depois tentei ver peças que eu tenho que comprar, mas acabei me dedicando mais a questão do registro do barco. Quanta burocracia, quanta complicação. Onde vou amarrar meu anjin?! Com essa pergunta na cabeça meti a cabeça no travesseiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário