Total de visualizações de página

sábado, 21 de maio de 2011

Xabú...

Tem umas palavras que fazem parte do meu cotidiano, de menino soteropolitano, que quando eu menciono em outros lugares, muita gente não entende. Estou sem o seminal "Dicionário de Bainês" do Nivaldo Lariu comigo por isso não dá para saber se xabú é uma palavra como "armengue"... todo baiano sabe o que significa, mas o resto do mundo geralmente não.

Quentin Tarantino explorou essa questão das pequenas diferenças em Pulp Fiction. E elas são interessantes. Por exemplo, cachorro na Bahia se mede de  uma maneira que não é feita em outros estados (J, essa eu roubei de vc).

Voltando ao negócio do xabú, na Bahia geralmente se usa a expressão "dar xabú" quando algo não funciona. Pois bem, isso aconteceu com as minhas compras nesses ultimos dias.

Decidi comprar um outro enrolador de genoa para o jibe do barco, para facilitar minha vida velejando sozinho - apesar de ser uma vela pequena. O melhor preço encontrado era na Defender (loja favorita do Eduardo)... entretanto, a onipresente (e cara) West Marine tinha uma última unidade em uma filial em San Diego. Pedi informações sobre a peça na terça de tarde. Só na quinta no final do dia me deram a resposta que a peça era uma devolução (xabú 1). Liguei para a Defender para fazer a compra lá e me disseram que era necessário encomendar junto ao fabricante e isso podia demorar (xabú 2). No final das contas acabei encomendando, na sexta, por intermédio do cara que está fazendo as velas, o Morgan (pseudo xabú, pois foi mais caro que as outras opções).

A compra dos eletrônicos também está se arrastando e cheia de contratempos.  Muitas das lojas que vendem  eletrônicos não aceitam cartões emitidos fora dos EUA e pedem, nesse caso, que seja feita uma transferência bancária. Mas depois do sufoco que foi a transferência para o barco, não quero mais enveredar por esse caminho. Estou buscando fornecedores diferentes. A Defender já avisou que a verificação de um cartão de crédito do Brasil pode demorar até 8 dias (xabuzão). Enquanto isso o tempo passa e a temporada de furacões se aproxima, bem como a data para meu rendez-vous.

Passei a manhã da sexta feira pendurado no telefone tentando resolver a compra dos eletrônicos. A mulher da loja chegou a me oferecer 100 dólares de desconto para eu fazer uma transferência. Acho que vou enfrentar o prazo da Defender e torcer que a verificação seja rápida.

No final da tarde de sexta alcancei uma marca importante: icei a vela mestra pela primeira vez. Não deu para içar a vela toda porque havia alguns problemas com as ferragens, mas me senti contente com isso. Mais um passo para o barco na água. A vela é bem pesada. O Morgan gostou do que viu (essa vela veio com o barco), disse que é uma excelente "vela velha nova". Reforçada, feita com material bom mas um corte e ferragens meio antigos. Ele foi embora e eu fiquei sozinho no convés do barco, dobrando a enorme vela enquanto o sol sumia. Poético nada: ficou escuro e eu ainda continuava brigando para dobrar a vela que teimava em escorregar e perder as dobras. Fiquei até com vergonha, foi a vela mais mal dobrada da minha vida...

PS - Se vc quiser saber o que é armengue e como se mede cachorros na Bahia, procure o/a baiano(a) mais perto de você.

Um comentário:

  1. Ja fiz compras nos EUA com cartão Brasileiro. É verdade, muitas lojas não aceitam, mas em uma dessas expliquei a situação e o cara aceitou o cartão com a cópia escaneada do cartão e uma cópia de um documento.

    Veja se não aceitam.

    Boa sorte

    PS: Como se mede cachorro na Bahia????

    ResponderExcluir