Tem umas palavras que fazem parte do meu cotidiano, de menino soteropolitano, que quando eu menciono em outros lugares, muita gente não entende. Estou sem o seminal "Dicionário de Bainês" do Nivaldo Lariu comigo por isso não dá para saber se xabú é uma palavra como "armengue"... todo baiano sabe o que significa, mas o resto do mundo geralmente não.
Quentin Tarantino explorou essa questão das pequenas diferenças em Pulp Fiction. E elas são interessantes. Por exemplo, cachorro na Bahia se mede de uma maneira que não é feita em outros estados (J, essa eu roubei de vc).
Voltando ao negócio do xabú, na Bahia geralmente se usa a expressão "dar xabú" quando algo não funciona. Pois bem, isso aconteceu com as minhas compras nesses ultimos dias.
Decidi comprar um outro enrolador de genoa para o jibe do barco, para facilitar minha vida velejando sozinho - apesar de ser uma vela pequena. O melhor preço encontrado era na Defender (loja favorita do Eduardo)... entretanto, a onipresente (e cara) West Marine tinha uma última unidade em uma filial em San Diego. Pedi informações sobre a peça na terça de tarde. Só na quinta no final do dia me deram a resposta que a peça era uma devolução (xabú 1). Liguei para a Defender para fazer a compra lá e me disseram que era necessário encomendar junto ao fabricante e isso podia demorar (xabú 2). No final das contas acabei encomendando, na sexta, por intermédio do cara que está fazendo as velas, o Morgan (pseudo xabú, pois foi mais caro que as outras opções).
A compra dos eletrônicos também está se arrastando e cheia de contratempos. Muitas das lojas que vendem eletrônicos não aceitam cartões emitidos fora dos EUA e pedem, nesse caso, que seja feita uma transferência bancária. Mas depois do sufoco que foi a transferência para o barco, não quero mais enveredar por esse caminho. Estou buscando fornecedores diferentes. A Defender já avisou que a verificação de um cartão de crédito do Brasil pode demorar até 8 dias (xabuzão). Enquanto isso o tempo passa e a temporada de furacões se aproxima, bem como a data para meu rendez-vous.
Passei a manhã da sexta feira pendurado no telefone tentando resolver a compra dos eletrônicos. A mulher da loja chegou a me oferecer 100 dólares de desconto para eu fazer uma transferência. Acho que vou enfrentar o prazo da Defender e torcer que a verificação seja rápida.
No final da tarde de sexta alcancei uma marca importante: icei a vela mestra pela primeira vez. Não deu para içar a vela toda porque havia alguns problemas com as ferragens, mas me senti contente com isso. Mais um passo para o barco na água. A vela é bem pesada. O Morgan gostou do que viu (essa vela veio com o barco), disse que é uma excelente "vela velha nova". Reforçada, feita com material bom mas um corte e ferragens meio antigos. Ele foi embora e eu fiquei sozinho no convés do barco, dobrando a enorme vela enquanto o sol sumia. Poético nada: ficou escuro e eu ainda continuava brigando para dobrar a vela que teimava em escorregar e perder as dobras. Fiquei até com vergonha, foi a vela mais mal dobrada da minha vida...
PS - Se vc quiser saber o que é armengue e como se mede cachorros na Bahia, procure o/a baiano(a) mais perto de você.
Ja fiz compras nos EUA com cartão Brasileiro. É verdade, muitas lojas não aceitam, mas em uma dessas expliquei a situação e o cara aceitou o cartão com a cópia escaneada do cartão e uma cópia de um documento.
ResponderExcluirVeja se não aceitam.
Boa sorte
PS: Como se mede cachorro na Bahia????