Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2011

grandes miudezas

O barco é uma coleção de sistemas que cria uma unidade relativamente autosuficiente. Por causa disso tem muita coisa envolvida. Tem dois sistemas de propulsão: vela e motor. Tem a geração e distribuição de energia, tem a parte hidráulica, a construção do barco em si e tem ainda centenas de detalhes de acabamento.

A estratégia que adotei foi tratar de cuidar logo das coisas que vão tomar mais tempo. Por isso fui ver a parte elétrica e velas (isso para não falar da fibra de vidro que foi parcialmente tratada durante minha ausência).

O quesito medição de velas está quase terminado, tratamos agora de definir os materiais, dimensões e equipamentos que serão utilizados na mastreação.

Na terça o mecânico me falou de algumas peças que precisava e passou aqui para pegar dinheiro para comprá-las. O acordo com ele foi que vou pagando pelas peças e pago a mão de obra no final. Ainda assim o cara dá umas furadas. Disse que apareceria na quarta e não veio pq faltou uma peça. Como ele não apareceu, fiz uma viagem de bate e volta até Orlando para levar o inversor para uma revisão.

Conversando com o cara dos inversores ele me contou com o mercado de baterias e carregadores está migrando para as "energias alternativas". Segundo ele, tudo agora de 24 e 36V agora é tratado por canais exclusivos (e muito mais caros, afinal, é verde).  A parte de 12V não é prioridade para os fabricantes, principalmente depois da crise de 2008 que diminui a demanda por utilizações de lazer (que juntamente com ônibus e caminhões são o principal mercado dos 24V).

Achei curioso que lá em Orlando não tem love bugs... imagina vc na fila de um brinquedo em Disney, no sol, e nuvens de inseto pousando em vc... hehehehe.

Por falar em singularidades da Florida, outra coisa que eu fico impressionado é que aqui nesse estado capacete não é obrigatório para quem anda de moto. Além dos riscos óbvios, fico imaginando como deve ser dirigir e ficar, literalmente, com a boca cheia de formiga.

Já que mencionei peças, aqui também tem o lance das peças originais e peças genéricas. Perguntei sobre peças genéricas de primeira e segunda linha e o povo não entendeu o que eu quis dizer. De qq forma, outra coisa que estou percebendo aqui é a cartelização das marcas, principalmente das coisas de barco. Poucos grandes fabricantes vão comprando os menores e formando grandes grupos. O problema é que muitas vezes eles não honram a continuidade das peças dos outros fabricantes.. e para quem tem barco velho isso é complicado.

O meu barco (agora quase com nome) tem um motor Westerbeke... para mim é uma coisa meio Harley Davison. Não tem muita tecnologia, não são exemplos de economia e as peças são caríssimas. Mas os americanos adoram... é a resposta deles para os motores japoneses ou suecos. Infelizmente, a Westerbeke adotou a pessíma política de proibir seus fornecedors de vender peças de reposiçao ao público. Assim, se eu quiser comprar uma parte, mesmo sabendo quem fabrica, não adianta. Tenho que comprar da Westerbeke, a marca vermelha!

Percebi que o cara que construiu o barco foi comprando coisas aos poucos ao longo da vida. Lembram o rádio de 1977 que eu mencionei? Pois bem, descobri que o leme de vento é do final da década de 1970. Olhando o motor achei uma estampa dentro dele marcando 81... imagino que talvez seja o ano 1981. E tudo isso ficou guardado até o barco ser começado em 1997 e "terminado" em 2000.

Além de um conjunto de sistemas, um barco é, sem dúvida, um grande quebra-cabeças.

Abaixo algumas peças do puzzle:

Interior do casco lateral

Entrada casco lateral

Leme de vento Autohelm - circa 1978

Painel Westerbeke (conta-giros com horímetro, pressão do oleo, temperatura d'agua e voltimetro)

Geladeira (caixa térmica)

Banheiro (incompleto)

Cama de proa (lugar onde estou dormindo agora)

Fogão com forno e termômetro

Cabine de popa (observe gerador embaixo da cama de casal)

Inversor peso-pesado

Mini-gerador

Motor Westerbeke

3 comentários:

  1. Muito bom, as máquinas parecem novas. As escotilhas e o fogão também estão zerados. Agora, aquele wc ali eu achei muito raso, hein! Nas suas aventuras gastronômicas pelo mundo não sei se isso aguenta um trabalho de responsa.
    Você já deve conhecer as soluções, mas fiquei curioso e fui pesquisar mais sobre wc de barcos, achei dois sites interessantes:
    http://www.nautica.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ultc8e814f3db4e757e842093d91f1f2296
    e
    http://www.biodegradator.com.br/

    Keep sailing!

    ResponderExcluir
  2. Capitão Márcio, permissão para acompanhar sua epopeia... (Maurício nomorado da Cris Sydow)
    A Cris me contou sobre sua viagem...
    Se precisar de auxiliar de limpeza de barco, com experiência, posso me candidatar.
    Quando li sobre o motor, dei muita risada, pois passei por isso aqui no Brasil...
    Outro fato que nossos barcos têm em comum é a atemporaridade das partes... Também tenho peças da dêcada de 70, 80, 90 etc...
    abs e o Anjin rompa muitas ondas!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite , me chamo Marcelo e verificando o seu motor você tem um W70 Westerbeke, caso precise alguma peça tenho um pequeno lote de peças.
    Sou aqui do Guarujá. Abraço.

    ResponderExcluir